logo

OESTE DE MATO GROSSO

2ª Festa do Leite de Araputanga destaca potencial da pecuária leiteira e da agricultura familiar

“A produção de leite nasceu em Araputanga, através da cooperativa, e dependemos muito dessas ações”, disse o Gerente Executivo da Coopnoroeste/Lacbom.


Por Redação Popular Online

img

Fotos: CM e TM Fotografias

 

“A produção de leite nasceu em Araputanga, através da cooperativa, e sabemos que hoje dependemos muito dessas ações”, disse o Gerente Executivo da Cooperativa Agropecuária do Noroeste do Mato Grosso — Coopnoroeste/Lacbom, Jocélio Ribeiro ao destacar a importância da Festa do Leite.

 

O presidente do Sicredi Biomas, Eduardo Ferreira, observou a importância da pecuária de leite para o município e região Oeste de Mato Grosso ao evidenciar a relevância do evento para o reconhecimento e valorização dos produtores.

Presidente da instituição financeira cooperativa Sicredi, Eduardo Ferreira.

Além da Coopnoroeste/Lacbom e Sicredi Biomas, participaram do evento a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (EMPAER), produtores da agricultura familiar e CRZ Energia Solar.

 

Durante o evento, a EMPAER apresentou as atividades realizadas através do escritório local e promoveu com os palestrantes, Laura Arruda e Walmir Cebalho, as palestras: “Como prevenir ou controlar doenças no gado leiteiro” e “O que fazer no período da seca?”.

Palestrante da EMPAER, Laura Arruda.

“A pecuária de leite também é uma empresa e os produtores precisam se preparar para o período de seca, quando geralmente os preços do leite tá melhor, mas o custo sobe muito”, observou Walmir Cebalho ao destacar, em sua palestra, estratégias para melhorar a produção na seca, com custos mais baratos.

Palestrante da EMPAER, Walmir Cebalho.

O produtor rural Orlandino Bispo foi um dos participantes das palestras e enfatizou a relevância do conhecimento. “Para mim as palestras são essenciais, pois aprendemos muitas coisas importantes para aplicar no dia a dia em nossa propriedade”, frisou.

 

Para o produtor José Antônio de Oliveira Vieira, proprietário da Fazenda São Francisco, localizada no município de Araputanga, que produz mais de três mil litros de leite por dia, o evento é de grande importância e visibilidade ao produtor. “As pessoas vão nos ver com outros olhos e verá o esforço que fazemos”, afirmou.

 

O evento foi realizado nos dias 21 e 22 de julho, na praça de eventos do Lago Azul, através da Associação Mato-grossense do Desporto Agropecuário, Educativo, Cultural e Turismo (AMAD), com apresentação de artistas locais, regionais e shows nacionais.

Veja também: Produtores consideram Festa do Leite importante reconhecimento e valorização

Idealizado pelo vereador Ulisses Ferreira (PDT), o evento valoriza a pecuária de leite, que gera um grande fator social e econômico, oportunizando mão de obra familiar e geração de renda.

 

“Através da união e diálogo estamos conseguindo dar visibilidade aos nossos produtores, fortalecendo a pecuária de leite que, juntamente com a agricultura familiar, são as principais atividades de sustentação econômica do nosso município e região”, disse o vereador Ulisses ao agradecer o Deputado Estadual Beto Dois a Um (PSB) pela contribuição na viabilização de recursos para o evento.

 

A 2ª edição da Festa do Leite de Araputanga, realizada através da Associação Mato-Grossense do Desporto Agropecuário, Educativo, Cultural e Turismo (AMAD), contou com o apoio do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), Prefeitura e Câmara Municipal de Araputanga, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (EMPAER) e Polícia Militar (PM).


DECISÃO JUDICIAL

Hospital Regional de Cáceres é condenado a pagar indenização por erro médico

Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada.


COOPERATIVISMO

O papel das cooperativas nos desafios globais

O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado no 1° sábado de julho, que neste ano será no dia 5. Instituído oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992, é comemorado desde 1995. E no trigésimo ano de celebração, a data terá um gostinho especial, pois 2025 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das...


TRANSFERÊNCIA

Delegado é transferido de Araputanga para a Regional de Rondonópolis

Pela atuação, o delegado teve seu trabalho reconhecido por meio da Medalha Mérito da Segurança Pública e do título de “Cidadão Araputanguense”, concedido por Ulisses Ferreira, ex-vereador do município.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.