logo

Atualidades

29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo


Por Lúcia de Miranda Moraes Andrade

Essa semana se comemora a Semana de Combate ao Tabagismo. A Organização Mundial de Saúde considera o Tabagismo uma doença e um problema de saúde pública. Estima-se que esteja relacionado ao maior número de causas de mortes evitáveis em todo o mundo e no Brasil a estatística é semelhante. Apesar de haver reduzido o número de fumantes, comparado aos anos anteriores, observa-se um crescente aumento do número de tabagistas adolescentes e jovens. Existe forte relação com aparecimento de doenças cardiovasculares graves (como infarto e AVC), doenças pulmonares crônicas (como enfisema) e câncer (85% dos casos de câncer de pulmão ocorrem em tabagistas). 

O cigarro é composto por mais de 4000 substâncias tóxicas (como solução de bateria, solventes, veneno para matar barata, etc.) além da nicotina que é a responsável pela manutenção da dependência ao fumo.  Por causa da dependência à nicotina é que muitos pacientes têm dificuldade em cessar o tabagismo. 

O município de Araputanga iniciou em julho desse ano, através da Secretaria Municipal de Saúde, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo (PMCT), coordenado por médica pneumologista Dra Lúcia de Miranda Moraes Andrade e enfermeira Erislane Oliveira, com apoio de psicólogo, assistente social e odontologia. O programa conta com reuniões de grupo onde são abordados temas relacionados ao tabagismo além de terapia cognitivo-comportamental, consultas de enfermagem e médicas (avaliando estado clínico dos pacientes, grau de dependência à nicotina, indicações e contraindicações ao uso de medicamentos antitabagismo e finalmente a prescrição de tais medicamentos quando indicado) e tratamento da odontológico além avaliação constante do psicólogo durante os encontros. A dispensação dos medicamentos usados é de distribuição gratuita (conseguidos via Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde) durante todo o tratamento, o que incentiva o paciente a cessar o tabagismo, uma vez que são medicamentos de custo elevado.

Apesar da dificuldade que os pacientes encontram para vencer a abstinência ao fumo durante o acompanhamento, os resultados imediatos e a longo prazo são estimuladores e auxiliam no sucesso do tratamento. Com a implantação do Programa, esperamos uma redução crescente do número de fumantes no município de Araputanga e prevenção do aparecimento de novos tabagistas.

Foto: Popular Online


MATO GROSSO

Exportação de carne bovina em MT registra maior volume da história em 1 mês

Estado embarcou 83 mil toneladas e faturou mais de US$ 356 milhões no primeiro mês de 2026. O resultado representa aumento de 53,18% em comparação com janeiro do ano passado.


PRESO INJUSTAMENTE

Justiça inocenta jovem que respondia por furto no lugar do primo dele em Cáceres

Justiça decretou "nulidade absoluta" do processo após constatação de que primo usou dados da vítima indevidamente


BRASIL

Pesquisa diz que 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6x1

Apoiadores ressaltam que a medida deve ser sem redução de salário

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.