logo

Atualidades

29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo


Por Lúcia de Miranda Moraes Andrade

Essa semana se comemora a Semana de Combate ao Tabagismo. A Organização Mundial de Saúde considera o Tabagismo uma doença e um problema de saúde pública. Estima-se que esteja relacionado ao maior número de causas de mortes evitáveis em todo o mundo e no Brasil a estatística é semelhante. Apesar de haver reduzido o número de fumantes, comparado aos anos anteriores, observa-se um crescente aumento do número de tabagistas adolescentes e jovens. Existe forte relação com aparecimento de doenças cardiovasculares graves (como infarto e AVC), doenças pulmonares crônicas (como enfisema) e câncer (85% dos casos de câncer de pulmão ocorrem em tabagistas). 

O cigarro é composto por mais de 4000 substâncias tóxicas (como solução de bateria, solventes, veneno para matar barata, etc.) além da nicotina que é a responsável pela manutenção da dependência ao fumo.  Por causa da dependência à nicotina é que muitos pacientes têm dificuldade em cessar o tabagismo. 

O município de Araputanga iniciou em julho desse ano, através da Secretaria Municipal de Saúde, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo (PMCT), coordenado por médica pneumologista Dra Lúcia de Miranda Moraes Andrade e enfermeira Erislane Oliveira, com apoio de psicólogo, assistente social e odontologia. O programa conta com reuniões de grupo onde são abordados temas relacionados ao tabagismo além de terapia cognitivo-comportamental, consultas de enfermagem e médicas (avaliando estado clínico dos pacientes, grau de dependência à nicotina, indicações e contraindicações ao uso de medicamentos antitabagismo e finalmente a prescrição de tais medicamentos quando indicado) e tratamento da odontológico além avaliação constante do psicólogo durante os encontros. A dispensação dos medicamentos usados é de distribuição gratuita (conseguidos via Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde) durante todo o tratamento, o que incentiva o paciente a cessar o tabagismo, uma vez que são medicamentos de custo elevado.

Apesar da dificuldade que os pacientes encontram para vencer a abstinência ao fumo durante o acompanhamento, os resultados imediatos e a longo prazo são estimuladores e auxiliam no sucesso do tratamento. Com a implantação do Programa, esperamos uma redução crescente do número de fumantes no município de Araputanga e prevenção do aparecimento de novos tabagistas.

Foto: Popular Online


SOLIDARIEDADE

Alunos de Araputanga são destaque no MT1 após criarem "ONG" fictícia para ajudar Hospital de Câncer

Foram arrecadados mais de R$ 5 mil por meio de atividades realizadas pela “ONG” criada pelo 9º B da Escola João Sato, dentro da disciplina de Protagonismo.



Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.