Um total de 484 homens foram presos e 260 suspeitos foram conduzidos às delegacias durante a Operação “Shamar”, realizada pela Polícia Civil de Mato Grosso, no mês de agosto de 2025, em Cuiabá, região metropolitana e interior do Estado, visando a proteção às mulheres e vulneráreis.
Os números são referentes ao fechamento das ações policiais de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio, intensificadas nos dias 1º de agosto à 04 de setembro, e que mobilizou 1.081 policiais civis.
Durante os 35 dias foram realizadas diversas ações coordenadas, como visitas domiciliares, verificações de denúncias, prisões de agressores, encaminhamentos das vítimas para serviços de assistência social e saúde, cumprimentos de mandados judiciais, de medidas cautelares, retiradas de pertences pessoais, ações preventivas, entre outras.
Na operação foram realizadas 1,1 mil diligências policiais, 2 mil vítimas atendidas e mais de 250 denúncias de violência doméstica checadas. Houve 366 prisões em flagrantes, 90 prisões preventiva, 23 prisões civil por pensão alimentícia, cinco prisões temporárias, bem como 19 menores apreendidos.
No mesmo período as unidades da Polícia Civil em todo estado registraram 1.695 mil boletins de ocorrências de crimes cometidos no âmbito da Lei Maria da Penha, instauraram 1,4 mil inquéritos, requisitaram 1.352 mil medidas protetivas, concluíram 831 inquéritos com autoria identificada, e retiraram de circulação 60 armas de fogo e 295 munições.
Abrangência Nacional
A Operação Shamar (palavra hebraica que significa cuidar, aguardar, proteger, vigiar) é promovida anualmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, sendo executada nos 26 estados e no Distrito Federal. As ações ocorrem no mês de agosto em alusão a campanha “Agosto Lilás”, de enfrentamento à violência doméstica e família.
— Acompanhe notícias de: Araputanga, Curvelândia, Figueirópolis d'Oeste, Glória d'Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari d'Oeste, Mirassol d'Oeste, Porto Esperidião, São José dos Quatro Marcos, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e Vale de São Domingos.
Ex-governador Pedro Taques apresentou uma Ação Popular que, se acolhida pela Justiça, pode levar os envolvidos a ressarcirem os cofres públicos, incluindo Mauro Mendes.
O serviço será ofertado todas as quartas-feiras, no período vespertino, com início dos atendimentos a partir das 13h.
Polícia cumpre mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão domiciliar contra os suspeitos pelo crime de extorsão.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.