Mais de 52 mil mato-grossenses poderão quitar suas dívida com o Fies (Financiamento Estudantil) com até 99% de desconto. Esses estudantes estão em atraso com o pagamento do empréstimo, mas poderão quitar o financiamento, sem juros, com desconto no valor principal, as negociações começam nesta terça-feira.
Os estudantes podem buscar atendimento nas agência dos BB (Banco do Brasil) e da Caixa Econômica Federal. Veja tabela com os devedores por estado:
Esse atendimento pode ser presencialmente, por telefone (em um 0800 específico) ou pela internet.
Segundo a lei sancionada pelo presidente Lula (PT) na semana passada, os débitos em atraso poderão ter até 100% de desconto em juros e multas e, no caso de liquidação integral do contrato, o desconto chega a 99% do valor consolidado da dívida.
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a preocupação do presidente é dar celeridade aos procedimentos. Destaca que mais de 1 milhão de pessoas poderão ser beneficiados com a medida e que R$ 54 bilhões poderão ser renegociados.
A lei foi sancionada na semana passada. Entretanto, os bancos e o Ministério da Educação estão elaborando um decreto para padronizar a forma de atendimento e os descontos.
Camilo Santana avalia que a lei criou condições mais favoráveis de amortização para estudantes com contratos do Fies celebrados até o fim de 2017 e com débitos vencidos e não pagos em 30 de junho de 2023. O ministro da Educação afirmou ainda que, mesmo quem está com as contas em dia com o Fies terá algumas vantagens para pagamento da dívida principal.
Veja as vantagens
Para falar com a redação do Popular Online, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.
De acordo com o Ministério Público de Mato Grosso, 85,7% das vítimas não possuiam boletim de ocorrência.
“O Governo do Estado não faz a obrigação que deveria fazer e sobra pra quem? Sobra para o município, que não dá conta”, declarou o parlamentar, após tentar justificar a situação desumana enfrentada pelos pacientes em transporte de hemodiálise.
A iniciativa busca conscientizar a sociedade sobre como a regulação dos serviços de saneamento impacta diretamente na saúde pública, na preservação ambiental e no futuro das próximas gerações.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.