Dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde) divulgados nesta terça-feira (28) mostram que 91% dos pacientes internados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) em Mato Grosso por causa da covid-19 não completaram o esquema de vacinação.
Dos 101 pacientes internados em função da doença até esta terça, 92 não tomaram todas as doses da vacina.
Os dados preocupam as autoridades do Estado, pois demonstra que a falta da imunização é hoje o principal motivo do crescimento de pacientes infectados e internados em estado grave.
A secretária Estadual de Saúde, Kelluby de Oliveira, lembra que a vacinação foi a grande responsável pelo retorno das atividades, como o retorno das atividades presenciais nas escolas e a retirada da obrigatoriedade do uso de máscaras. Contudo, lamenta por muitos ainda não fazerem o principal, que é completar o esquema vacinal.
Kelluby ainda ressaltou que dados do Ministério da Saúde mostram que os pacientes não vacinados acabam afetando a coletividade. Além disso, reforçou que as pessoas precisam se conscientizar que tomar todas as doses não protege só quem é vacinado, mas a todos.
Vacinação em Mato Grosso
Em Mato Grosso, não há falta de vacina, afirma a SES-MT. Estão disponíveis doses da CoronaVac, Pfizer, Astrazeneca, Pfizer pediátrica e Janssen.
A pasta da Saúde recebe as doses do Ministério da Saúde e encaminha aos municípios de acordo com a demanda apresentada. Estão em estoque na Rede de Frio do Estado e nos 15 Escritórios Regionais de Saúde um total de 646 mil doses.
Dados atualizados
O estado já tem 759.242 casos conhecidos de covid-19, com 14.984 mortes em decorrência da doença. Ao todo, 9.313 pessoas estão em isolamento domiciliar e 734.260 estão recuperadas.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a covid-19, há 65 internações em UTIs públicas e 76 em enfermarias públicas. A taxa de ocupação está em 78,65% para UTIs adulto e em 15% para enfermaria adulto.
Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

O número é quase 3% maior que o registrado em 2024.
O Bate-Papo Cooperativo é a primeira etapa do período assemblear de 2026. Essa é uma iniciativa da Cooperativa para estar ainda mais próxima das sugestões de seus associados
Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.