A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) aumenta a extensão de atendimento, oferecendo cursos nas modalidades “A Distância”, “Parceladas” e “Turmas Fora de Sede”. As vagas são para os municípios de Arenápolis, Cáceres, Campo Verde, Colíder, Comodoro, Guarantã do Norte, Juína, Nova Xavantina, Sapezal, Campos de Júlio, Mirassol D’Oeste, Nova Lacerda, Rio Branco, São José dos Quatro Marcos, Vila Bela da Santíssima Trindade, Araputanda e para o distrito de Caramujo.
Em entrevista concedida ao Jornal Popular, o reitor da Unemat Adriano Silva enfatizou a articulação feita para a regionalização dos cursos.
Adriano Silva – Fizemos articulação com os dirigentes municipais e posteriormente internas na Unemat, para tentar fechar a região na oferta de cursos. Então estamos em Mirassol D´Oeste com dois cursos, Administração e Ciências Contábeis, em Quatro Marcos os cursos de Agroecologia e Pedagogia, em Araputanga Zootecnia, em Rio Branco Pedagogia e Matemática, em Vila Bela com Agroecologia e ainda em Nova Lacerda com Ciências Contábeis e Campo de Júlio com Administração. Com isso ampliamos o acesso, dando mais qualidade a nossa educação e, fundamentalmente trazer para a região, não só a oferta de qualificação superior, mas também a prestação de serviços, pois, onde a Unemat chega tem que trabalhar com pesquisa, produção científica, para ajudar os municípios a aumentar o crescimento e, a extensão envolvendo com a comunidade. Mato Grosso cresce muito, mas não é a realidade de nossa região e, é por isso que digo que o Estado não tem uma isonomia de crescimento. O que queremos é fortalecer nossa região, para que possamos retomar o crescimento antigo e ficar, pelo menos, no nível que Mato Grosso tem que é um crescimento de 10 pontos percentuais por ano. A nossa luta é melhorar a Unemat e conseqüentemente melhorar os municípios que compõem a região.
O vestibular acontecerá nas respectivas cidades onde serão realizados os cursos?
Adriano Silva – sim serão nas respectivas cidades para favorecer aos moradores da cidade e aqueles que estão em torno, que são as cidades circunvizinhas. Então, a nossa luta é para beneficiar os nossos vinte e dois municípios que compõem a nossa região.
A regionalização dos cursos gera economia para os municípios?
Adriano Silva – Com certeza, para se ter uma idéia, conversando com o vice-prefeito de Quatro Marcos, Ronaldo Floriano disse que comprou dois novos ônibus para atender só Cáceres, então são diversos ônibus circulando, gerando despesas, riscos, uma série de danos e se possamos trazer pra cá, vamos continuar trazendo novos cursos e acima de tudo fomentar a região que precisa.
E para que a região se fortaleça ainda mais é necessário representatividade política?
Adriano Silva – Acima de tudo, porque não adianta nada ter vontade, discurso e não ter ação. Nossa região ainda carece de representação política. O cobertor é curto, não cabe para todo o Estado e quem tem mais força política junto ao governo estadual na Assembleia Legislativa acaba levando a maior fatia do bolo. Eu volto a frisar Mato Grosso é um Estado que cresce muito, mas a nossa região não acompanha esse crescimento por dois fatores, primeiro pela desunião da região, nós precisamos fazer uma integração de todos os municípios e segundo uma representação mais forte, para estar junto ao parlamento e cobrar mais ação do governo estadual e federal.
Importante ressaltar que a região é vasta, com possibilidade de conquistar muito mais força política?
Adriano Silva – São mais de 200 mil eleitores, temos três deputados estadual e um deputado federal. Então temos que ter mais deputados para que esses representantes briguem diariamente por investimentos aos nossos municípios.
Gratos pela entrevista disponibilizamos espaço para considerações?
Adriano Silva – Eu que agradeço a oportunidade e fico muito satisfeito por trazer benefícios para a região através de um trabalho coletivo.
O investigado foi preso em cumprimento de mandado de prisão preventiva pelo crime de estupro de vulnerável.
A Lei assegura tarifa reduzida aos usuários dos serviços com renda per capita de até meio-salário-mínimo, inscrito no CadÚnico.
Suspeitos foram alvos de uma operação da Polícia Civil, nesta quinta-feira (21).
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.