logo

Estadual

A Vice-Governadoria vai reduzir em 73% o número de cargos comissionados; Chico Daltro teve 74


Por RdNews

A Vice-Governadoria vai reduzir em 73% o número de cargos comissionados sob sua responsabilidade. Somente no gabinete do vice-governador Carlos Fávaro (PP) serão extintos 26 cargos.

Conforme revelou Rdnews, o ex-vice governador Chico Daltro (PSD) deixou 74 servidores comissionados na estrutura. Deste total, 25 na Defesa Civil, três na Superintendência de Assuntos Indígenas e 46 no gabinete.

De acordo com Fávaro, a equipe da Vice-Governadoria será enxuta, hábil, eficaz e com capacidade para produzir excelentes resultados ao cidadão. O progressista pretende trabalhar com no máximo 20 cargos comissionados, incluindo a equipe técnica que vai trabalhar no Observatório de Gestão, plataforma que atenderá e integrará todas as secretarias de Estado.

“Agora, as atribuições são diferentes. A estrutura era outra. Vamos cumprir o papel constitucional com a estrutura enxuta. Não é caça as bruxas, mas os comissionados já estão sendo exonerados. Precisamos priorizar as questões finalísticas e não a estrutura do gabinete”, disse Fávaro em entrevista ao Rdnews.

 

A Vice-Governadoria já iniciou o processo de exoneração de alguns servidores. A reforma administrativa, que precisa ser aprovada na Assembleia, vai oficializar a redução dos cargos. Até lá, os servidores estão sendo nomeados de acordo com a atual estrutura.

Fávaro já solicitou ao governador Pedro Taques (PDT) a retirada das estruturas e autarquias que estavam sobre o comando da Vice-Governadoria. Sob o comando de Chico Daltro, estavam Superintendência de Defesa Civil, Superintendência de Assuntos Indígenas, MT Fomento, Cepromat e Ager.

A Ager e a Superintendência de Assuntos Indígenas ficarão ligadas a Casa Civil. A Defesa Civil passa agora a integrar a Secretaria Estadual de Cidades (Secid) enquanto o Cepromat integrará a estrutura da pasta de Planejamento. Já o MT Fomento estará sob a tutela da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Com isso, Fávaro pretende desempenhar papel estratégico no governo, atuando ativamente nas ações do Estado e ficando à disposição do governador Pedro Taques para as ações que lhe forem delegadas. O vice-governador também vai auxiliar o governador nos assuntos relacionados ao desenvolvimento do Estado, em secretarias como a de Desenvolvimento Econômico, de Infraestrutura e Logística e de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária.

Constituição

De acordo com a Constituição, o vice-governador tem a função de substituir, suceder ou auxiliar o governador quando necessário. Além disso, deve assessorar diretamente o chefe do Executivo e colaborar com outros secretários do Estado.

Chico Daltro teve 74 comissionados na Vice-Governadoria - veja relação. Clique aqui


CULTURA E LAZER

Indiavaí se prepara para a 1ª ExpoInd Fest 2025, de 2 a 4 de outubro

Em breve, a programação completa será divulgada com grandes novidades.


UNIDADES PENAIS

Governador Mauro Mendes assina decreto que regulamenta "mercadinhos" nos presídios de MT

Medida foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (7)


IRREGULARIDADES

TCE vê superfaturamento e mantém suspenso pregão de R$ 109 mi de consórcio de municípios

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) manteve suspenso o Pregão Presencial 1/2024, realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, para contratação de serviços operacionais, administrativos e de apoio. A licitação tinha valor estimado de R$ 109 milhões. O Consórcio tem como integrantes os seguintes municípios: Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D'Oeste,...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.