Alunos da Escola Nossa Senhora de Fátima de Araputanga participaram na tarde de ontem, no Plenário do Júri do Fórum da Comarca de Araputanga, de palestra sobre a campanha da Justiça Eleitoral em favor do Voto Consciente e, consequentemente, da eleição de um quadro político melhor qualificado.
Além do Manual de Orientação ao Eleitor – Eleições 2014, produzido pela Ouvidoria Geral do Tribunal Regional Eleitoral, os cerca de 43 alunos, acompanhado de professores, foram orientados pelo Juiz da 41º Zona Eleitoral Arom Olímpio Pereira, o chefe do Cartório Eleitoral Armistrong Monteiro e o Promotor de Justiça, Luiz Fernando Rossi Pipino.
“Essa campanha tem importância impar, tendo em vista que temos eleições já em outubro e temos que aflorar na juventude, na consciência de todos nós quanto eleitores, a importância do voto, do exercício conscientes desse dever, para que possamos fazer as melhores escolhas e obter os frutos dessas escolhas”, disse o Juiz Arom Olímpio.
Para o Magistrado a cidadania consciente é exercida quando exigimos os nossos direitos, mas também cumpra com os nossos deveres. “A partir deste momento podemos começar pensar em cidadania no exercício amplo de todo o meio social, tanto como cidadãos, tanto no contexto que somos chamados a atuar, seja no poder público ou privado”, afirmou.
O Promotor de Justiça, Luiz Fernando Rossi Pipino destacou a importância do Programa de Conscientização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), bem como a palestra proferida aos alunos. “Entendo que foi satisfeito o propósito no sentindo de trabalhar com essa conscientização”, afirmou destacando que a todo direito corresponde um dever, que deve ser observado pelos jovens.
O chefe do Cartório Eleitoral Armistrong Monteiro também classificou a palestra com os jovens estudantes de grande importância e durante seu pronunciamento destacou o “Sistema Pardal”, lançado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso para combater corrupção eleitoral.
O Pardal já está disponível ao público, e pode ser baixado gratuitamente na loja virtual Play Store para smartphones do sistema Android ou diretamente no site: www.tre-mt.jus.br, no banner Pardal. No primeiro caso, para a busca do aplicativo o cidadão pode digitar “TRE-MT”.
Com a nova ferramenta, qualquer cidadão que se deparar com a prática de propaganda eleitoral irregular ou outras formas de corrupção eleitoral poderá registrar o ilícito por meio de fotografia do próprio smartphone e encaminhar a denúncia a Justiça Eleitoral. A versão para Android permite o registro de imagens e a web permite o registro de imagens, vídeos e textos.
Todas as denúncias, anônimas ou não, serão recebidas pela Ouvidoria Eleitoral do Estado de Mato Grosso, que encaminhará os conteúdos recebidos aos Juízos competentes, para a realização das diligências e/ou apurações das responsabilidades devidas.
Fotos: Adevanir Martins
Um morador de Cáceres recebeu R$ 6 milhões em sua conta em 2024, o que chamou a atenção da polícia, já que ele trabalha perfurando poços e vive em uma casa humilde.
Por meio de soluções financeiras adequadas à sua realidade, elas contam com apoio do Sicredi para fortalecer e expandir as empresas, e gerar emprego e renda nas comunidades
O evento reunirá apresentações artísticas, exposições artesanais e feira livre aberta ao público, a partir das 19h.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.