logo

Atualidades

Alunos de Araputanga participam de palestra e recebem cartilha do TRE sobre Voto Consciente


img


Alunos da Escola Nossa Senhora de Fátima de Araputanga participaram na tarde de ontem, no Plenário do Júri do Fórum da Comarca de Araputanga, de palestra sobre a campanha da Justiça Eleitoral em favor do Voto Consciente e, consequentemente, da eleição de um quadro político melhor qualificado.

Além do Manual de Orientação ao Eleitor – Eleições 2014, produzido pela Ouvidoria Geral do Tribunal Regional Eleitoral, os cerca de 43 alunos, acompanhado de professores, foram orientados pelo Juiz da 41º Zona Eleitoral Arom Olímpio Pereira, o chefe do Cartório Eleitoral Armistrong Monteiro e o Promotor de Justiça, Luiz Fernando Rossi Pipino.

“Essa campanha tem importância impar, tendo em vista que temos eleições já em outubro e temos que aflorar na juventude, na consciência de todos nós quanto eleitores, a importância do voto, do exercício conscientes desse dever, para que possamos fazer as melhores escolhas e obter os frutos dessas escolhas”, disse o Juiz Arom Olímpio.

Para o Magistrado a cidadania consciente é exercida quando exigimos os nossos direitos, mas também cumpra com os nossos deveres. “A partir deste momento podemos começar pensar em cidadania no exercício amplo de todo o meio social, tanto como cidadãos, tanto no contexto que somos chamados a atuar, seja no poder público ou privado”, afirmou.

O Promotor de Justiça, Luiz Fernando Rossi Pipino destacou a importância do Programa de Conscientização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), bem como a palestra proferida aos alunos. “Entendo que foi satisfeito o propósito no sentindo de trabalhar com essa conscientização”, afirmou destacando que a todo direito corresponde um dever, que deve ser observado pelos jovens.

O chefe do Cartório Eleitoral Armistrong Monteiro também classificou a palestra com os jovens estudantes de grande importância e durante seu pronunciamento destacou o “Sistema Pardal”, lançado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso para combater corrupção eleitoral.

O Pardal já está disponível ao público, e pode ser baixado gratuitamente na loja virtual Play Store para smartphones do sistema Android ou diretamente no site: www.tre-mt.jus.br, no banner Pardal. No primeiro caso, para a busca do aplicativo o cidadão pode digitar “TRE-MT”.

Com a nova ferramenta, qualquer cidadão que se deparar com a prática de propaganda eleitoral irregular ou outras formas de corrupção eleitoral poderá registrar o ilícito por meio de fotografia do próprio smartphone e encaminhar a denúncia a Justiça Eleitoral. A versão para Android permite o registro de imagens e a web permite o registro de imagens, vídeos e textos.

Todas as denúncias, anônimas ou não, serão recebidas pela Ouvidoria Eleitoral do Estado de Mato Grosso, que encaminhará os conteúdos recebidos aos Juízos competentes, para a realização das diligências e/ou apurações das responsabilidades devidas.

Fotos: Adevanir Martins


ECONOMIA

Isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil começa a valer em janeiro de 2026

Segundo o governo federal, a medida deve beneficiar cerca de 25 milhões de brasileiros.


OUVIDORIA ITINERANTE

AGERR Pantanal promove ação “Ouvir de perto para agir melhor” em municípios do Oeste de MT

Iniciativa aproxima a Agência da população e reforça o compromisso com a transparência nos serviços de saneamento.


POLÍTICA

Deputados aprovam proposta que dificulta aborto em crianças e adolescentes

A medida anula a Resolução nº 258/2024 do Conanda, que definia diretrizes para o atendimento humanizado de meninas vítimas de estupro no sistema público de saúde.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.