A ANEEL anunciou o acionamento da bandeira tarifária amarela para este mês de dezembro, indicando melhora nas condições de geração de energia no país e redução no custo repassado ao consumidor.
Com a mudança dentro do Sistema de Bandeiras Tarifárias, a cobrança extra na conta de luz será menor em comparação aos últimos dois meses, quando vigorou a bandeira vermelha patamar 2 — a mais cara da escala.
A bandeira amarela sinaliza um cenário menos crítico para os reservatórios e para o custo de operação do sistema elétrico, refletindo em alívio financeiro para famílias e setores produtivos. Ainda assim, especialistas reforçam a importância do uso racional de energia, já que o patamar indica atenção, embora sem gravidade extrema.
Como funciona o sistema de cores
💡 O sistema de cores da Aneel sinaliza as condições de geração de energia. Se chove pouco e as hidrelétricas geram menos, é preciso acionar usinas termelétricas, que são mais caras.
💡 Para pagar por essas usinas, a Aneel aciona as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2, com taxas extras na conta de luz.
Saiba quanto custa cada bandeira
Cada bandeira tarifária acionada pela Aneel pode gerar um custo extra ao consumidor:
Vice-governador, vereadores, deputados e demais autoridades acompanharão a agenda, que inclui vistoria em escola, ginásio e obras de infraestrutura.
O prefeito Jonas Campos, de Reserva do Cabaçal, participou no sábado (14/02) da visita oficial do governador Mauro Mendes à região, durante a inauguração de um trecho da rodovia MT-358. A agenda reuniu deputados estaduais, o ex-senador Cidinho Santos, além de autoridades municipais e produtores rurais. Jonas Campos esteve acompanhado do vice-prefeito Adenilson Eliotério, vereadores e produtores rurais das regiões da...
Endereços funcionavam como pontos de apoio para as atividades ilícitas do grupo criminoso
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.