logo

SAÚDE PÚBLICA

Aumento de casos de sarampo na Bolívia leva SES-MT a intensificar vacinação em Cáceres e Porto Esperidião

Comodoro, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade também estão entre as cidades consideradas expostas a fluxos migratórios com regiões bolivianas afetadas.


Por Ferreira

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Reprodução)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) alerta sobre a importância de toda a população mato-grossense se vacinar contra o sarampo, devido ao aumento de casos na Bolívia. A ação é extremamente importante para que Mato Grosso continue sem casos confirmados de sarampo, já que a vacinação é a principal forma de prevenção.

 

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, a Secretaria intensificou, desde o início de julho, as estratégias de vigilância e vacinação contra a doença em Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade, cidades consideradas estratégicas por serem diretamente expostas a fluxos migratórios com regiões bolivianas afetadas.

>>> Clique AQUI para participar do grupo do Popular Online no WhatsApp.

“É fundamental que todos os municípios de Mato Grosso, e principalmente aqueles da região Oeste e da capital Cuiabá, por onde normalmente chegam os turistas, façam a avaliação do cartão vacinal e busquem ativamente as pessoas faltosas, pois essa é uma doença altamente contagiosa”, informou.

Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, eventos com grande público preocupam por aumentar o risco de disseminação do sarampo se a população não estiver vacinada. Além disso, a orientação para os viajantes é que devem se vacinar contra o sarampo com ao menos 15 dias de antecedência dos eventos.

 

“San Matías, cidade boliviana na divisa com Cáceres, por exemplo, teve um caso confirmado de sarampo em criança. No último fim de semana, houve um pedal com mais de 200 participantes saindo de Cáceres para San Matías e retornando a Cáceres. Além disso, na próxima semana vai começar o Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres, que atrai muitos visitantes. Então, precisamos que todos se cuidem: a vacinação é essencial para evitar surtos”, afirmou.

 

Até esta quarta-feira (30.7), a cobertura da vacina tríplice viral em Mato Grosso neste ano é de 89,1% com a primeira dose e de 69,1% com a segunda dose, sendo que o ideal seria de 95% para ambas. Foram aplicadas 52.785 doses da vacina tríplice viral no Estado.

 

A superintendente, porém, destacou que muitos municípios do Estado estão com a cobertura vacinal abaixo da média e precisam reforçar a vacinação. “Nós temos bolsões de cidades que não atingem a cobertura ideal. Então, precisamos chamar a atenção desses municípios, de que eles devem avaliar quem não está com a imunização completa e vacinar essas pessoas para atingir o quanto antes a meta”, acrescentou Alessandra.

 

A Secretaria já distribuiu 166.500 doses da vacina tríplice viral a todos os municípios mato-grossenses e 3.540 doses da vacina dupla viral (sarampo e rubéola) às cinco cidades que fazem fronteira com a Bolívia.

Matéria relacionada: SES intensifica vacinação contra sarampo na fronteira com a Bolívia

Luiza Goulart | SES-MT

SUPER AUTOR

Alunos escritores protagonizam noite de autógrafos em Indiavaí

Cerca de 140 alunos da rede municipal lançaram livros físicos em evento marcado por emoção e reconhecimento


SAÚDE PÚBLICA

Lei de MT é atualizada e passa a garantir assistência psicológica a gestantes e puérperas

Projeto amplia “Maio Furta-Cor” e institui diretrizes permanentes para a saúde mental materna na rede pública


POLÍCIA

Quatro suspeitos são conduzidos pela PM após invasão de residência em Araputanga

Ocorrência começou com violação de domicílio e terminou com a apreensão de dois menores e um adulto por tráfico de drogas

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.