logo

SEM PRIVILÉGIO

Após denúncia, Ministério Público recomenda prefeito de Araputanga alterar Lei que aumentou seu próprio salário

A recomendação é apenas para os agentes políticos. Aumento aos servidores não será afetado pela decisão.


Por Redação Popular Online

img

Prefeito do município de Araputanga—MT, Enilson Rios. (Foto: Arquivo Popular Online)

O prefeito do município de Araputanga (a 338 km de Cuiabá), Enilson de Araújo Rios (Solidariedade), tomou a iniciativa de elaborar a Lei Municipal n.º 1.597/2023, de 17 de fevereiro de 2023, e conceder aumento real sobre a remuneração dos servidores públicos e dos subsídios dos agentes políticos em 2,23%. O chefe do Poder Executivo, na prática, aumentou o seu próprio salário (subsídio).

 

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT), através da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Araputanga, entendeu que a lei é inconstitucional por ter sido de autoria de um dos beneficiários e emitiu a Notificação Recomendatória n.º 08/2023, determinando que o prefeito de Araputanga altere o artigo 1º da Lei Municipal n.º 1.597/2023, cancelando o aumento do seu próprio salário e dos demais agentes políticos.

 — Matéria relacionadaProjeto do prefeito de Araputanga garante aumento do seu próprio salário

Conforme a recomendação do Promotor de Justiça, Dr. Emanuel Filartiga Escalante Ribeiro, o aumento para os servidores públicos não será afetado e deverá ser mantido.

 

De acordo com a notificação recomendatória, é inquestionável a necessidade de que se retire da parte final do artigo 1º da Lei Municipal nº 1.597 a expressão “e aos agentes políticos”.

 

A recomendação foi emitida no dia 8 de maio de 2023, concedendo ao prefeito Enilson Rios o prazo de 15 dias para que adote as providências necessárias para o atendimento da recomendação, sob pena de, em caso de não atender, ser ajuizada Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) perante a Procuradoria Geral de Justiça.

 

Veja tambémVereador Ulisses oficializa denúncia para “derrubar” aumento de salário de prefeito, vice e secretários


DESESPERO E PERSEGUIÇÃO

Ulisses Ferreira é denunciado por divulgar a criação do SMAF em Araputanga; juiz não vê irregularidade e arquiva a ação

Ao analisar a denúncia, o juiz eleitoral não vê irregularidade na notícia em que Ulisses Ferreira votou favoravelmente à doação de área para ações de equoterapia e à criação do Serviço Municipal de Acolhimento Familiar (SMAF).



INDIAVAÍ

Independência do Brasil será celebrada com Ato Cívico, apresentações escolares e desfile com a Banda do Exército Brasileiro

O evento será realizado na próxima terça-feira, 10 de setembro, na Escola Municipal de Educação Básica Arthur Mezanini a partir das 07h

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.