logo

SEM PRIVILÉGIO

Após denúncia, Ministério Público recomenda prefeito de Araputanga alterar Lei que aumentou seu próprio salário

A recomendação é apenas para os agentes políticos. Aumento aos servidores não será afetado pela decisão.


Por Redação Popular Online

img

Prefeito do município de Araputanga—MT, Enilson Rios. (Foto: Arquivo Popular Online)

O prefeito do município de Araputanga (a 338 km de Cuiabá), Enilson de Araújo Rios (Solidariedade), tomou a iniciativa de elaborar a Lei Municipal n.º 1.597/2023, de 17 de fevereiro de 2023, e conceder aumento real sobre a remuneração dos servidores públicos e dos subsídios dos agentes políticos em 2,23%. O chefe do Poder Executivo, na prática, aumentou o seu próprio salário (subsídio).

 

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT), através da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Araputanga, entendeu que a lei é inconstitucional por ter sido de autoria de um dos beneficiários e emitiu a Notificação Recomendatória n.º 08/2023, determinando que o prefeito de Araputanga altere o artigo 1º da Lei Municipal n.º 1.597/2023, cancelando o aumento do seu próprio salário e dos demais agentes políticos.

 — Matéria relacionadaProjeto do prefeito de Araputanga garante aumento do seu próprio salário

Conforme a recomendação do Promotor de Justiça, Dr. Emanuel Filartiga Escalante Ribeiro, o aumento para os servidores públicos não será afetado e deverá ser mantido.

 

De acordo com a notificação recomendatória, é inquestionável a necessidade de que se retire da parte final do artigo 1º da Lei Municipal nº 1.597 a expressão “e aos agentes políticos”.

 

A recomendação foi emitida no dia 8 de maio de 2023, concedendo ao prefeito Enilson Rios o prazo de 15 dias para que adote as providências necessárias para o atendimento da recomendação, sob pena de, em caso de não atender, ser ajuizada Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) perante a Procuradoria Geral de Justiça.

 

Veja tambémVereador Ulisses oficializa denúncia para “derrubar” aumento de salário de prefeito, vice e secretários


A PARTIR DESTA SEXTA (18)

Estudantes de todo o Estado disputam modalidades individuais nos Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses

Estudantes de todo o Estado disputam as modalidades esportivas individuais nos Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses, a partir desta sexta-feira (18.7). O evento esportivo promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) tem Várzea Grande como município-sede, e reúne até domingo (20), atletas de 12 a 17 anos em busca dos títulos de campeões...


ARAPUTANGA

Projeto Comunitário “Eu Quero Ser Feliz” chega a Araputanga com atividades gratuitas para toda a família

Iniciativa já impactou positivamente mais de 300 comunidades em Mato Grosso.


ATUALIDADES

PF cumpre mandados na casa de Jair Bolsonaro, que usará tornozeleira

Ele está proibido de usar redes sociais e conversar com aliados

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.