A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal acaba de conceder Habeas Corpus para o ex-presidente da Assembleia José Riva (PSD), preso desde 21 de fevereiro durante a Operação Imperador.
Conforme a defesa do ex-parlamentar, patrocinada por Rodrigo Mudrovitsch, o social-democrata será solto nas próximas horas.
Segundo a assessoria do Supremo, Gilmar Mendes e Dias Tóffoli votaram favoráveis à soltura de Riva. Já o relator Teori Zavascki, relator do caso, e a ministra Carmém Lúcia se posicionaram contrários. Neste caso, como houve empate, automaticamente, o réu é solto.
Soltura
O advogado explica que, agora, o Supremo vai emitir um comunicado à Justiça de Mato Grosso, informando sobre a decisão, e cabe a 7ª Vara Criminal avisar o Sistema Carcerário. "Desde o início defendemos que a prisão dele era ilegal e arbitrária. E que a prisão não deveria ter existido".
Ainda segundo, Mudrovitsch a família já foi informada acerca da decisão. "Eles estão muito felizes com a decisão", reforça. Por fim, o advogado sustenta que, nos autos do processo, que tramita na 7ª Vara Criminal de Cuiabá, será provado que Riva é inocente.
Imperador
Riva está preso, há mais de quatro meses. O Ministério Público o acusa de chefiar um esquema de fraudes dentro da Assembleia, que provocaram um suposto desvio de R$ 62 milhões do Legislativo. Além de Riva, outras 15 pessoas foram denunciadas, inclusive, a esposa do ex-deputado, Janete Riva.
Às 17h48 – Gabinete de Juíza diz que notificação precisa chegar até às 19h.
Segundo a Corregedoria do Tribunal de Justiça, até o momento, a juíza da 7ª Vara Criminal, Selma Regina Arruda, não foi notificada quanto à decisão do Supremo. Conforme a assessoria da magistrada, para que o alvará de soltura seja expedido, ainda hoje, a notificação precisa ser entregue até as 19h.
Segundo a secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), independente da hora que o oficial de justiça entregar o alvará, Riva será solto imediatamente.
Foto: Reprodução web
Cerca de 140 alunos da rede municipal lançaram livros físicos em evento marcado por emoção e reconhecimento
Projeto amplia “Maio Furta-Cor” e institui diretrizes permanentes para a saúde mental materna na rede pública
Ocorrência começou com violação de domicílio e terminou com a apreensão de dois menores e um adulto por tráfico de drogas
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.