O feriado de Emancipação Política de Araputanga será nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, data em que o município foi criado através da Lei Estadual n.º 4153 de 14 de dezembro de 1979 e Emancipado Politicamente no dia 2 de fevereiro de 1981.
O município de Araputanga possui uma área territorial de 1.603 km² ,14.786 habitantes (Censo 2022) e está localizado no Sudeste Mato-grossense. Sua economia é baseada na pecuária de corte e leiteira.
Conheça a história
O território de Araputanga foi habitado por povos indígenas Bororó desde tempos imemoriais, que eram denominados pelos paulistas de índios Cabaçais. Hoje, dos Bororós, não se encontram descendentes no município, sendo que os remanescentes foram transferidos para a área indígena denominada Umutína, em Barra do Bugres.
O povoamento originou-se em função do movimento de colonização programada do governo estadual iniciado na década de quarenta. O governo criou o Departamento de Terras e a Comissão de Planejamento e Produção — CPP.
O Estado vendia terras a preços irrisórios, os compradores se comprometiam a abrir estradas e assentar infraestrutura para a colonização, o próprio Estado participava dos trabalhos de colonização em alguns sítios, favorecendo a ocupação de vastas áreas ao redor. Um desses pontos de atuação da CPP foi Rio Branco.
A primeira escola começou a funcionar em 23 de março de 1961. Foi construída com “tabuinhas de mamica”, nas proximidades da atual propriedade da família, chamava-se Escola Mista Rural da Gleba Paixão.
A vida desenvolvia-se em ritmo lento, pois tudo dependia do extrativismo vegetal e da agricultura. Também a localidade era servida apenas por uma única estrada, que ligava o lugar à região de Tabuleta com trecho de 42 quilômetros. Tabuleta ainda distanciava 60 quilômetros de Cáceres.
O primeiro Cruzeiro foi levantado em 1962, a pedido do Frei Ênio Granja. Logo depois construída a primeira capela, um rancho sem paredes, com cobertura, de tabuinhas.
Em 23 de maio de 1963, foi vendido o primeiro lote urbano. Ao povoado deu-se o nome de Gleba Paixão que perdurou durante anos. Esta denominação se devia ao fato dos pioneiros se apaixonarem pela riqueza natural do lugar. Era, assim, o segundo nome dado ao lugar, substituindo o de Ituinópolis.
A atual denominação referir-se a abundância de mogno — também chamado de Araputanga, existente na região. Botanicamente, Araputanga é árvore classificada por King como “swietenia macrophaylla”.
Pelos anos de 1965 foi instalado um distrito policial.
Em 29 de maio de 1970 foi inaugurada a estrada ligando Araputanga à Cáceres. Na festa de inauguração o povo comemorou com um churrasco.
No ano de 1975 foi inaugurada a primeira escola estadual de 1º grau, denominada João Sato. No ano seguinte foi inaugurado o primeiro Jardim da infância, na casa das irmãs de Nossa Senhora do Monte Calvário.
Ainda em 1975 foi fundada a Cooperativa Agropecuária do Oeste de Mato Grosso — Coopnoroeste, que iniciou suas atividades com compra, venda e beneficiamento de arroz com uma máquina doada por uma sociedade beneficente da Bélgica. Em 1981 a cooperativa passou a coletar leite de toda a região e industrializá-lo, tornando-se mais tarde conhecida nacionalmente pelos produtos Lacbom, comercializados em todo o País. O objetivo da criação da cooperativa foi o de unir e promover o pequeno e médio agricultor.
Araputanga passou a desenvolver-se rapidamente e tornou-se distrito, através da Lei n.º 3.922, de 4 de outubro de 1977, com território jurisdicionado ao município de Mirassol d’Oeste.
A Lei Estadual n.º 4.153, de 14 de dezembro de 1979, criou o município de Araputanga.
FALE COM O POPULAR ONLINE
Para falar com a redação do Popular Online, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.
O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado no 1° sábado de julho, que neste ano será no dia 5. Instituído oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992, é comemorado desde 1995. E no trigésimo ano de celebração, a data terá um gostinho especial, pois 2025 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das...
Pela atuação, o delegado teve seu trabalho reconhecido por meio da Medalha Mérito da Segurança Pública e do título de “Cidadão Araputanguense”, concedido por Ulisses Ferreira, ex-vereador do município.
A Verba Indenizatória (VI), criada em maio deste ano, foi aprovada por todos os vereadores, mesmo sob protestos da população.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.