O município de Araputanga (a 345 km de Cuiabá) registrou nesta quarta-feira, 30 de junho, o menor número de pessoas contaminadas com o novo coronavírus (Covid-19) em 2021, conforme dados do Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal e Vigilância em Saúde.
Desde o mês de janeiro deste ano, quando o prefeito Enilson de Araújo Rios (Solidariedade) assumiu a Prefeitura de Araputanga, os casos de contaminados com o novo vírus haviam aumentados assustadoramente em relação aos casos registrados no ano de 2020.
O gestor já havia comemorado, através de vídeo publicado em grupo de mensagens instantâneas — WhatsApp, quando foram registrados 26 pessoas em tratamento, no dia 23 de junho. Hoje, dia 30, o município encerra o mês de junho com apenas 21 casos em tratamento, o menor número de contágio por Covid-19 registrados neste ano.
Imunização
De acordo com os dados do “Vacinômetro”, divulgados nesta quarta-feira (30), o município recebeu 7.396 doses de vacinas, sendo que 7.122 doses foram aplicadas até essa data.
Conforme os dados atualizados, 5.464 pessoas receberam a primeira dose da vacina e 1.658 receberam as duas doses, estando completamente imunizadas, perfazendo 96,3% das vacinas recebidas aplicadas.
Em percentual populacional, considerando 16.951 habitantes, dados estimado em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de vacinados com a primeira dose do imunizante corresponde a 32.24% e 9,8% receberam as duas doses da vacina.
Recomendações
Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.
Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Cerca de 140 alunos da rede municipal lançaram livros físicos em evento marcado por emoção e reconhecimento
Projeto amplia “Maio Furta-Cor” e institui diretrizes permanentes para a saúde mental materna na rede pública
Ocorrência começou com violação de domicílio e terminou com a apreensão de dois menores e um adulto por tráfico de drogas
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.