logo

Mirassol D'Oeste

Assaltos leva Justiça a fechar banco postal dos Correios de Mirassol D`Oeste


Por Assessoria

Duas agências dos Correios em cidades no interior de Mato Grosso estão fechadas para os serviços de banco postal por causa de assaltos.  As suspensões dos serviços de transações bancárias foram determinadas pela Justiça do Trabalho para as agências dos municípios de Mirassol D’Oeste e Nova Mutum.

As agência das duas cidades têm sido vítimas de constantes assaltos, impactando diretamente na saúde e segurança dos trabalhadores e clientes.  Segundo o sindicato da que representa os trabalhadores, o Sintect/MT, apenas neste ano foram registrados em Mato Grosso 60 assaltos em agências bancárias, que resultaram em 90 trabalhadores afastados.

As decisões, em caráter liminar, atenderam pedido de Ação Civil Pública ajuizada pelo sindicato. Os serviços do banco postal de Nova Mutum estão suspensos desde 30 de agosto e de Mirassol, desde 29 de setembro. Eles só poderão retornar quando as medidas de segurança necessárias para proteger empregados e clientes sejam implementadas, como adoção de porta giratória com detector de metais e a contratação de agente de segurança.

Além dos serviços de correios e telégrafos, as agências também prestam serviços bancários e movimentam grandes somas de dinheiro. Apesar disso, o Sintect/MT, demonstrou que há extrema facilidade de acesso mesmo que alguém esteja portando armas, o que impede a manutenção de um ambiente de trabalho equilibrado e seguro aos trabalhadores e população atendida.

Segundo juíza da Vara do Trabalho de Nova Mutum, Cláudia Servilha, o banco postal se enquadra na qualidade de correspondente bancário, e, de acordo com resolução do Banco Central do Brasil, não deve funcionar em agência sem sistema de segurança adequado. “Ainda que a ré não fosse enquadrada como posto de atendimento, a obrigação constitucional de propiciar um ambiente de trabalho sadio e seguro se mantém”, concluiu.

Apenas as atividades de banco postal estão suspensas na agência dos Correios de Nova Mutum e Mirassol D´Oeste. Os demais serviços prestados pelos correios continuam à disposição da população das duas cidades.

Processos PJe: 0000545-68.2016.5.23.0091, 0001090-48.2016.5.23.0121

Foto: Reprodução


IRREGULARIDADES

TCE identifica indícios de graves falhas em edital e suspende a concessão de hospital

O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Guilherme Maluf, determinou a suspensão da concessão do Hospital Regional de Cáceres após identificar indícios de graves irregularidades no Edital de Chamamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES), lançado em 14 de maio, que previa a celebração de contrato de gestão com uma Organização Social de Saúde (OSS) para...


ALERTA

Entram em vigor novas regras de segurança para chaves Pix

Bancos devem verificar dados com a Receita Federal


VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Das 28 vítimas de feminicídio em MT, apenas 2 tinham medida protetiva contra autor

De acordo com o Ministério Público de Mato Grosso, 85,7% das vítimas não possuiam boletim de ocorrência.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.