A Prefeitura Municipal de Indiavaí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, promoveu na noite da última sexta-feira (25), uma palestra sobre o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A palestra realizada no auditório da Câmara Municipal faz parte da campanha do Dia Nacional da Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescentes e foi ministrada pela Promotora de Justiça da Comarca, Mariana Batizoco da Silva.
A Comarca é integrada pelos municípios de Araputanga, Indiavaí e Reserva do Cabaçal. "Em Araputanga promovemos diversas ações e está em andamento um concurso de redação para premiar àqueles alunos que fizerem as melhores redações a cerca do assunto", informou que também proferiu palestra em Reserva do Cabaçal.
Durante palestra realizada em Indiavaí, Dra. Mariana Batizoco informou que o abuso sexual é um crime que tem crescido na região. "A cada dia temos recebido novos casos", disse ressaltando a importância dos pais ficarem atentos aos seus filhos.
A Promotora destacou a necessidade das pessoas que possuem contato maior com crianças e adolescentes, manter sempre o diálogo. “Muitas vezes o abusador está dentro de casa, é importante atenção, a boa conversa para que essas crianças tenha confiança e possam informar o que está acontecendo", afirmou.
Doutora Mariana finalizou destacando ainda a importância da população denunciar, através do disque 100, que é um canal, onde a denuncia pode ser feita de forma anônima. "Também podem procurar o Conselho Tutelar, o Ministério Público e a Secretaria de Assistência Social para fazer denúncia", frisou.
A primeira-dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Vilma Aparecida Quirino dos Santos informou que as ações de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes foram iniciadas no dia 18 de maio, com extensa programação que se encerrou com a palestra ministrada pela promotora de Justiça.
"Dentro do CRAS, a assistente social fez um trabalho com as mães, as crianças e adolescentes e hoje tivemos a oportunidade e a honra de receber a doutora Mariana, que nos orientou com informações de grande valia para nós que estamos na secretaria e para os pais e responsáveis que participaram", afirmou.
A secretária destacou a importância da intensificação das ações no mês de maio, mas ressaltou a necessidade do combate diário ao abuso e exploração de crianças e adolescentes.
O Decreto vale por 180 dias e autoriza ações emergenciais para atender a população.
O prazo final para se inscrever é 21 de janeiro.
Nada mudará também para quem compartilha cartão de crédito.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.