logo

Quatro Marcos

Audiência debate possibilidade de reabertura do Frigorífico de São José dos Quatro Marcos


Por Redação com QM Noticias


A repercussão do encerramento das atividades da planta industrial do frigorífico JBS Friboi, motivou a administração municipal de São José dos Quatro Marcos, a promover uma audiência pública, realizada na última quarta feira(14), com a presença de autoridades políticas municipal, estadual e federal, Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Ministério Público do Trabalho e  o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação (SINTIAAL).

Durante audiência, o prefeito Carlos Bianchi propôs ao diretor da empresa JBS, Marcelo Zanata a reativação da unidade e  defendeu ainda a instalação de uma indústria no município para agregar melhor a matéria prima.  “Vejo a JBS Friboi como uma empresa de grande importância para nosso município e precisamos de sua reativação. Peço  que analise  um  planejamento futuro, além de abater o gado, também se industrialize aqui em nosso município os produtos produzidos”, disse. 

Para a representante do Tribunal Regional do Trabalho, Elinei Veloso é preocupante o fechamento da unidade. Ela observou que o desemprego gera exclusão social, redução da capacidade de consumo e a diminuição da condição de cidadania, bem como a perca de relacionamento social. “Não só jugamos, mas estamos construindo com ações afirmativas, ouvindo a sociedade, vendo as consequências que geraram o fechamento da unidade para podermos buscar alternativas de uma reabertura da unidade”, afirmou.

O Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso, Fabrício Gonçalves de Oliveira, reiterou em seu pronunciamento que  a propriedade privada tem seus direitos garantidos na constituição, mas ressaltou a importância de se observar a garantia da função social. “As demissões em massa tem que ser realizada  de forma clara, com diálogo com os funcionários”, disse  ao informar que ajuizou uma  ação civil pública,  por entender que a dispensa dos trabalhadores foi ilegal.  “Esperamos que até o dia 30 de julho a JBS Friboi formule uma proposta de retomada das atividades”, afirmou.

Vice-prefeito Ronaldo Floreano externou a preocupação social com o desemprego ocasionado pela paralização da unidade da JBS Friboi no município. “Estamos num momento difícil”, disse ainda estar temeroso com a possibilidade de fechamentos de novos postos de trabalho no município.

No Final da audiência a representante do Tribunal Regional do Trabalho alertou ao diretor da empresa JBS sobre a possibilidade de documentar a proposta de reabertura da unidade de São Jose dos Quatro Marcos em 12 meses a fim de não gerar falsas expectativas. Alegando falta de matéria prima, o diretor da empresa informou que existe a intenção de reabertura, mas ressaltou. “Ainda não conseguimos precisar e criar uma expectativa que retornaríamos em 12 ou 18 meses, sem ter a certeza se as condições estarão propicias. Teríamos sim um compromisso de estudar a viabilidade e apresentar uma proposta”, Finalizou. 

 


JUSTIÇA ELEITORAL

Após decisão do TRE-MT, Pedro Taques apaga acusações contra governador e filho

A determinação, em caráter liminar, previa multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento.


VISITA OFICIAL

Mauro Mendes visitará Indiavaí no dia 26 para inaugurar obras e entregar investimentos

Vice-governador, vereadores, deputados e demais autoridades acompanharão a agenda, que inclui vistoria em escola, ginásio e obras de infraestrutura.


REIVINDICAÇÃO

Prefeito Jonas Campos, vereadores e produtores reforçam pedido de ligação da MT-175 à MT-358 ao governador de MT

O prefeito Jonas Campos, de Reserva do Cabaçal, participou no sábado (14/02) da visita oficial do governador Mauro Mendes à região, durante a inauguração de um trecho da rodovia MT-358. A agenda reuniu deputados estaduais, o ex-senador Cidinho Santos, além de autoridades municipais e produtores rurais. Jonas Campos esteve acompanhado do vice-prefeito Adenilson Eliotério, vereadores e produtores rurais das regiões da...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.