logo

Atualidades

Audiência Pública em Araputanga discutirá o Imposto Territorial Rural (ITR)


img
 
A partir de solicitação do Prefeito Sidney Salomé (PMDB), a Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) promoverá em Araputanga no próximo dia 29/04, nas dependências do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Audiência Pública para discutir o Imposto Territorial Rural (ITR).
 
A informação é da Assessora Técnica da AMM,  Camila Maria Ribeiro. “Vamos reunir todo o elo que liga ao ITR, que é o contribuinte, o arrecadador que é a Prefeitura e vamos dar informações de como fazer essa declaração”, disse que participará da Audiência Pública Fiscal da Receita Federal e representante da Famato. “Eles vão estar explicando, tanto para o contribuinte, o contador que faz a declaração e os funcionários da Prefeitura”, afirmou.
 
Camila Ribeiro informou que a reunião foi solicitada pelo Prefeito Municipal e será muito importante a participação dos produtores rurais. “O produtor na verdade é a figura principal desse imposto, pois é ele que vai declarar”, informou.  
 
O prefeito Sidney Salomé destacou como de fundamental importância a realização da Audiência, para que o produtor rural tenha conhecimento sobre o Imposto Territorial Rural (ITR). “É uma questão nova que está acontecendo na área rural do Brasil e todos os municípios terão que fazer, então temos que orientar nossos produtores, para que eles saibam qual o caminho certo, a maneira correta de fazer a declaração.

Salomé disse que procurou a Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) no mês passado, solicitando a organização da Audiência Pública, para maior orientação à todos, para que os produtores rurais posteriormente não sejam punidos com multas.  
 
OUÇA A MATÉRIA EM AUDIO. {play}images/audios/itr_ara.mp3{/play}
 
OBSERVAÇÃO: A Assessora Técnica da AMM informa que apesar de citar em audio a data do dia 30/, a Audiência Pública será realizada na terça-feira, dia 29 de Abril.

ECONOMIA

Isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil começa a valer em janeiro de 2026

Segundo o governo federal, a medida deve beneficiar cerca de 25 milhões de brasileiros.


OUVIDORIA ITINERANTE

AGERR Pantanal promove ação “Ouvir de perto para agir melhor” em municípios do Oeste de MT

Iniciativa aproxima a Agência da população e reforça o compromisso com a transparência nos serviços de saneamento.


POLÍTICA

Deputados aprovam proposta que dificulta aborto em crianças e adolescentes

A medida anula a Resolução nº 258/2024 do Conanda, que definia diretrizes para o atendimento humanizado de meninas vítimas de estupro no sistema público de saúde.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.