Somente em 2016, foram 1.196 diagnósticos da doença no estado. Mato Grosso nunca alcançou as metas pactuadas que são, 85% de cura e 5% de abandono. Para discutir os desafios da tuberculose no estado, o deputado Dr. Leonardo (PSD) propôs a realização de uma audiência pública, no dia 22 de junho, a partir das 14 horas, no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa, em Cuiabá.
Médico por profissão, Dr. Leonardo trabalhou durante cinco anos como voluntário no Hospital Samaritano de Cáceres, no tratamento de doenças como a hanseníase e tuberculose. Segundo ele, o abandono do tratamento é o principal problema.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que progride silenciosamente e pode ser fatal. Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que Mato Grosso ocupa o 7º lugar em casos novos no país e Cuiabá a 8ª colocação entre as capitais. Enquanto no Brasil a taxa de incidência é de 32,2/100.000 habitantes, em Mato Grosso é de 33,9/100.000 habitantes.
Em 2015, no país, foram notificados 68 mil casos novos diagnosticados, com 4,5 mil mortes por tuberculose. O que chama atenção e serve de alerta é que cada vez mais pessoas com HIV contraem a tuberculose. Anualmente cerca de seis milhões de novos casos são notificados em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas ao óbito.
“No Brasil, a tuberculose é um sério problema de saúde pública, com profundas raízes sociais, merecendo especial atenção dos profissionais de saúde, dos gestores municipal, estadual e federal e da sociedade como um todo”, destacou Dr. Leonardo.

Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido
Transações somadas nessas duas datas ultrapassaram R$ 15 bilhões, com crescimento em todas as modalidades de pagamento
O Partido Novo definiu, em reunião realizada nesta quarta-feira (04), que a advogada cacerense Débora Pacheco será a representante da sigla em Cáceres nas eleições de 2026 como pré-candidata a deputada federal. A decisão redireciona o projeto inicial, que previa uma disputa por vaga na Assembleia Legislativa, e passa a concentrar esforços na busca de votos em toda a região...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.