logo

Regional

Aumento do desemprego gera instabilidade na região



Nos últimos tempos, uma onda de incerteza atinge o trabalhador da região, gerando um impacto muito negativo na economia. O total de trabalhadores que ficaram desempregados já chega a 1,6 mil depois que dois frigoríficos fecharam as portas. O fechamento mais recente aconteceu em Mirassol D´Oeste, deixando 701 desempregados.  

Os trabalhadores pertenciam à Minerva Foods. Em nota, a empresa informou que a decisão de encerrar a operação no município representa “uma readequação das operações da companhia no Brasil como forma de obter melhorias de eficiência em rendimento, economia de custos por aumento da otimização da capacidade instalada e incremento de rentabilidade por reequilíbrio geográfico de suas operações”. 

Em maio, outros 300 funcionários tinham sido demitidos pela empresa, totalizando mais de mil trabalhadores desempregados. Para o presidente do Sindicato Rural de Mirassol d’Oeste, Francisco Ferreira da Silva, as demissões são ruins para o comércio em geral. Ele, que é pecuarista, acredita que aqueles que praticam a pecuária no município vão sentir os reflexos do fechamento da unidade no próximo mês. “Vai diminuir a quantidade de frigoríficos para onde podemos vender o gado e a oferta de animais vai ser maior”, afirma.

Questionado sobre o assunto, o prefeito de Mirassol D’Oeste declarou que quer “entrar em contato com o Governo do Estado e com a Secretaria da Indústria e Comércio, com os parlamentares  e assim realizar ações que resultem em outras empresas para que possam vir para Mirassol D´Oeste.” 

Também em maio, o frigorífico da empresa JBS em São José dos Quatro Marcos, demitiu todos os 650 funcionários que trabalhavam na unidade ao interromper as atividades de abate de bovinos no município. De acordo com o Ministério Público do Trabalho do Estado (MPT), essa quantidade representa mais de 15% da população economicamente ativa do município, que tem 19,5 mil habitantes. A demissão em massa foi considerada pelo MPT um ato de descaso pelos impactos econômicos e sociais na região. 

A região vive a instabilidade causada pelo desemprego. O comércio, de forma geral, sofre com a incerteza política, econômica e social. Em Araputanga, o Curtume encerrou suas atividades, gerando desemprego. O gestor público municipal reduziu em 20%, o salário do prefeito, vice-prefeito, assessores, secretários e efetivou demissões de cargos comissionados. De acordo com ele, a medida foi necessária por causa da crise vivida no país, que tem trazido dificuldades aos Municípios, Estados e para a União. 

 


SEGURANÇA PÚBLICA

Novos delegados são designados para comandar delegacias no interior de Mato Grosso

Os novos agentes irão comandar as unidades policiais de Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Rio Branco e outros 21 municípios do interior.


MATO GROSSO

Emanuelzinho recorre ao Ministério da Saúde para evitar fechamento do hospital Santa Casa

A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.


MEDIDAS PREVENTIVAS

SES intensifica vacinação contra sarampo na fronteira com a Bolívia

As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.