logo

Atualidades

Autorização de viagem para crianças e adolescentes pode ser emitida eletronicamente


Por Redação Popular Online/Focus

img

Divulgação Internet

O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, editou o Provimento nº 103/2020 que institui a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV), nacional e internacional, de crianças e adolescentes até 16 anos, desacompanhados de ambos ou um de seus pais. A medida serve para o procedimento se adequar a nova fase instalada pela pandemia do novo coronavírus no País. De acordo com o documento,  emissão da declaração é feita exclusivamente por meio digital, através do site  www.e-notariado.org.brAs novas regras entram em vigor  no prazo de 60 dias após a sua publicação.
 

No caso, o ato normativo prever a realização de videoconferência notarial para captação do consentimento das partes sobre os termos do ato jurídico, a concordância delas com os termos do ato notarial eletrônico, a assinatura digital pelas partes e a assinatura do Tabelião de Notas com a utilização de certificado digital ICP-Brasil. Nos casos em que não é necessária a autorização judicial para a viagem do menor ou adolescente, basta tão somente uma concordância por instrumento particular eletrônico, com firma reconhecida por um tabelião de notas, nos termos do artigo 8º da Resolução 131/2011 e do artigo 2º da Resolução 295/2019.
 

A autorização eletrônica de viagem possui o mesmo valor do instrumento particular emitido de forma física e poderá ser apresentada à Polícia Federal e às empresas de transporte rodoviário, marítimo ou aeroportuário. A sua verificação de validade pode ser consultada por meio de um QR Code, utilizando uma chave de segurança para o seu acesso.


CULTURA E LAZER

15º Feiarte e Fest Praia movimenta Reserva do Cabaçal neste fim de semana

Evento reúne grandes shows e torneio esportivo no Balneário Paraíso nesta sexta-feira, sábado e domingo.


ECONOMIA

Isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil começa a valer em janeiro de 2026

Segundo o governo federal, a medida deve beneficiar cerca de 25 milhões de brasileiros.


OUVIDORIA ITINERANTE

AGERR Pantanal promove ação “Ouvir de perto para agir melhor” em municípios do Oeste de MT

Iniciativa aproxima a Agência da população e reforça o compromisso com a transparência nos serviços de saneamento.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.