logo

Atualidades

Bancários de Mato Grosso aprovam o fim da Greve, mas vão continuar mobilizados


Por Assessoria

Após 22 dias de greve, os bancários de Mato Grosso em Assembleia realizada nesta terça-feira (27/10), decidiram encerrar o movimento grevista. Os bancários  retornam as atividades amanhã quarta-feira, porém continuarão mobilizados, principalmente, por mais contratações de trabalhadores.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários do Estado de Mato Grosso, José Maria Guerra, esta foi a maior greve dos últimos 20 anos. “O reajuste não atingiu o reivindicado pela categoria, mas também foi bem mais que os banqueiros ofereceram inicialmente”, afirma.

“Questões importantes para a categoria como mais segurança, melhores condições de trabalho e de saúde, fim das metas abusivas, fim da terceirização e outros temas importantes serão cobrados permanentemente pelo Sindicato”, aponta o presidente reafirmando que serão desenvolvidas campanha para cobrar respostas para esses temas que afetam todos os trabalhadores do sistema financeiro e também a sociedade.  

A  proposta da Federação Nacional dos Bancos (FENABAN) , apresentada no 19º dia da greve e após três rodadas de negociação garantiram  reajuste de 10% para os salários e para a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e de 14% para os vales refeição e alimentação.

Os bancos aceitaram abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas. Assim, após a volta ao trabalho, os bancários irão compensar, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro.

Histórico

Inicialmente, os bancos ofereceram um reajuste de 5,5%, acompanhado da velha política de abono salarial e perdas de 4%, enquanto os bancários reivindicavam uma correção de 16% nos salários.

Depois vieram os 7,5% e os 8,75%. Os bancários se mantiveram firmes e na sexta-feira (23/10)  vieram os 10% que recompõe o poder de compra dos trabalhadores diante da inflação de 9,88%.

Os bancários de Mato Grosso fizeram 22 dias de paralisação. 

TURISMO

Reserva do Cabaçal leva potencial turístico ao FIT Pantanal 2026 e reforça valorização das riquezas locais

Município destaca belezas naturais, cultura e turismo sustentável como ferramentas de desenvolvimento e geração de oportunidades.


EDUCAÇÃO PÚBLICA

Indiavaí é destaque regional e recebe homenagens por avanços na alfabetização

Município foi reconhecido durante seminário regional pelos resultados no IDEMT-ALFA 2025 e fortalecimento da educação pública


SISTEMA CARCERÁRIO

Presos que trabalham em cadeias de MT devem receber R$ 1,2 mil de remuneração, decide TJ

A decisão foi baseada em uma inspeção na Cadeia Pública Feminina de Cáceres, onde foi constatado que as detentas trabalhavam em uma oficina de costura sem receber remuneração.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.