Os municípios que compreende a região Oeste de Mato Grosso, que são referenciados através do Hospital São Luiz de Cáceres (a 219 km de Cuiabá), foram beneficiados com um novo pacote de ações de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) anunciado nesta quarta-feira (10) pelo Governo do Estado de Mato Grosso.
Conforme as informações apresentadas serão abertas nas próximas semanas dez novas Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) no Hospital São Luiz, por meio de gestão estadual. O pacote de ações inclui a abertura de 160 novas UTIs próprias e em parceria com municípios, 500 novos leitos clínicos, 150 leitos home care de retaguarda, 500 mil testes rápidos, entre outras medidas.
Recursos
Além das UTIs nas unidades de saúde estaduais e municipais, também serão criadas 150 novas leitos home care (atendimento domiciliar) de retaguarda nos hospitais estaduais Santa Casa e Metropolitano e nas cidades de Rondonópolis, Sinop e Cáceres. Essas unidades se somarão às 497 UTIs que o Governo do Estado já financia para tratar os casos de coronavírus.
De acordo com o governador, serão adquiridos mais 500 mil testes de antígeno para distribuição na rede estadual de Saúde e para os municípios, de forma a colaborar para o diagnóstico precoce. Atualmente, Mato Grosso já é o segundo estado do país que mais testa percentualmente a população.
Ainda serão adquiridos mil cilindros de oxigênio para ajudar os municípios na abertura dos leitos clínicos.
Outra medida anunciada é o pagamento para os municípios dos créditos de valores da Saúde pendentes de 2016 a 2018 deixados pela gestão anterior, no montante total de R$ 69,8 milhões. Conforme o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, esse repasse deverá ser usado pelos prefeitos na atenção primária.
Também serão repassados outros R$ 6,2 milhões aos municípios, a título de antecipação dos valores destinados à atenção primária, regionalização, Programa de Apoio ao Desenvolvimento e Implementação dos Consórcios (PAICI), farmácia básica e diabetes de mellitus.
*Com informações Lucas Rodrigues | Secom-MT
Repasses serão feitos de forma escalonada, conforme o dígito final do NIS (Número de Identificação Social)
Crimes foram motivados, principalmente, por términos de relacionamentos e ciúmes, aponta levantamento do MPMT.
A cerimônia de entrega do troféu e certificados está marcada para 14 de março de 2026, no Salão de Eventos da APAE, em Araputanga.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.