A molecada perdeu o medo de vez’. A frase é da Gerente do Programa DST/AIDS de Cáceres, Vanderly Muniz ao revelar com exclusividade ao Jornal Oeste que o setor que é referência no País, registrou só no mês de janeiro de deste ano, 13 novos casos de AIDS, 1 caso de Hepatite B e 8 casos de sífilis.
Os dados confirmam o alerta feito gerente em novembro do ano passado, que chamou a atenção para uma possível epidemia entre jovens.
Na ocasião, ela explicou que dados do programa apontavam que o vírus HIV estava proliferando, principalmente, entre jovens de 18 a 29 anos.
‘O jovem perdeu o medo da AIDS. Banalizou o uso de preservativo. Precisamos difundir esta informação sob pena de termos em curto espaço de tempo uma epidemia da doença’, alertou acrescentando que diariamente jovens tem procurado o CTA para realização do teste, o que indica que eles estão mantendo relações sexuais sem preservativo”.
Hoje em Cáceres existem 400 infectados fazendo tratamento contra AIDS com auxilio do CTA/SAE. Apesar do surgimento de novos casos, o programa registrou queda no número de óbitos pela doença no ano passado.
Foram seis casos (quatro homens e duas mulheres), contra 13 em 2013 (oito homens e cinco mulheres) e sete em 2012 (cinco homens e duas mulheres).
A redução de vítimas fatais é atribuída ao tratamento considerado referência do CTA.
“O CTA de Cáceres é referência no Estado. O paciente que trata corretamente, dificilmente morre por complicação da doença. Os que morrem são porque abandonam o tratamento”. (Com Sinézio Alcântara).
Em breve, a programação completa será divulgada com grandes novidades.
Medida foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (7)
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) manteve suspenso o Pregão Presencial 1/2024, realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, para contratação de serviços operacionais, administrativos e de apoio. A licitação tinha valor estimado de R$ 109 milhões. O Consórcio tem como integrantes os seguintes municípios: Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D'Oeste,...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.