Em reconhecimento ao trabalho social desenvolvido em Araputanga (a 338 km de Cuiabá), a Câmara Municipal aprovou em sessão ordinária realizada na noite de ontem, terça-feira, 2 de maio, o Projeto de Lei (PL) n.º 1.879/2023, que declara de Utilidade Pública Municipal a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
A declaração de utilidade pública pode ser concedida às sociedades civis, às associações e às fundações em funcionamento e com o fim exclusivo de servirem à coletividade, a exemplo da paróquia que é uma entidade civil religiosa de caráter associativo, sem fins lucrativos.
Dentre os inúmeros trabalhos sociais desenvolvidos pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima destaca-se a Pastoral Cáritas, idealizado por ação mobilizadora do saudoso Monsenhor Ermínio Celso Duca (in-memoriam).
Conforme o presidente da Câmara Municipal de Araputanga, Paulinho Gato (Republicanos), a Pastoral Cáritas também contribuiu com ações as famílias araputanguenses no momento da pandemia da covid-19. “Nesse momento tão difícil da covid-19, que nós passamos, não só em Araputanga, mas no Brasil e no mundo inteiro, a onde as famílias passaram por dificuldades e vem passando, a família Cáritas trabalhou e lutou para que a nossa sociedade não passasse por dificuldades”, ressaltou.
O vereador Ulisses Ferreira (PDT) participou do 1º Encontro das Famílias Cáritas e destacou a importância do trabalho social realizado em Araputanga. "Eu vi nos olhos das famílias contempladas a alegria de receber uma mão amiga”, frisou o parlamentar ao parabenizar o trabalho realizado voluntariamente pelos membros da pastoral.
Padre Celso Ferreira de Jesus destacou que ao longo dos anos a Pastoral Cáritas atende inúmeras famílias, suprindo necessidades alimentares e formação humana com a promoção de cursos profissionalizantes. “São ações que levam dignidade a essas pessoas, possibilitando a elas, ao aprender uma profissão, trazer renda para suas famílias”, afirmou.
O PL foi aprovado pelo voto favorável de todos os vereadores, que também aprovaram declaração de Utilidade Pública Municipal a Associação das Mulheres Empreendedoras de Araputanga.

Cerca de 140 alunos da rede municipal lançaram livros físicos em evento marcado por emoção e reconhecimento
Projeto amplia “Maio Furta-Cor” e institui diretrizes permanentes para a saúde mental materna na rede pública
Ocorrência começou com violação de domicílio e terminou com a apreensão de dois menores e um adulto por tráfico de drogas
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.