logo

CAMPANHA

Campanha de vacinação contra o sarampo é prorrogada até 31 de agosto


Por Redação Popular Online

img

Divulgação Internet

A quarta fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada até 31 de agosto de 2020. O Ministério da Saúde tomou essa decisão porque, até dia 15 de julho,  apenas 4,2% do público-alvo dessa etapa, que é focada em pessoas de 20 a 49 anos, recebeu a imunização.


Esse número corresponde a 3,7 milhões de indivíduos, sendo que a população-alvo totaliza mais de 90 milhões de brasileiros. “É um dado muito preocupante. O sarampo é uma doença que pode ser bastante grave e estamos com um número crescente de infectados no país”, alerta o pediatra Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). 


A campanha começou em 2019, quando irrompeu um surto do vírus no país. As duas primeiras etapas ocorreram no ano passado, com o objetivo de vacinar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e depois, jovens de 20 a 29 anos.


O terceiro estágio teve como público-alvo as pessoas de 5 a 19 anos e ocorreu entre 10 de fevereiro a 13 de março de 2020. Agora, a ideia é proteger os brasileiros de de 20 a 49 anos. 


O presidente da SBIm explica que os jovens de 20 a 29 anos foram novamente englobados na ação devido ao alto número de infectados dessa faixa etária e também por causa da baixa adesão na campanha do ano passado.


“Em 2019, nós tivemos quase 21 mil casos de sarampo, sendo que 31% deles eram de indivíduos desse grupo da população”, acrescenta o médico. 


Já me vacinei quando criança ou nas fases anteriores da campanha. Preciso ir de novo?


“Essa é uma vacina de rotina, que normalmente é aplicada na infância.  Atualmente, temos a dose zero, que é é injetada entre 6 meses e 1 ano, a dose um, oferecida com 1 ano de vida e, por último, a dose dois, com 1 ano e 3 meses”, explica Cunha.


Na atual etapa, indivíduos de 20 a 29 anos que não tenham recebido alguma dessas vacinas devem ir a qualquer posto de saúde com a caderneta para serem protegidos com as que estão em falta, seja uma ou duas – a dose zero não entra na conta. “Apenas as que foram aplicadas depois de 1 ano de idade”, avisa o pediatra. 


CULTURA E LAZER

15º Feiarte e Fest Praia movimenta Reserva do Cabaçal neste fim de semana

Evento reúne grandes shows e torneio esportivo no Balneário Paraíso nesta sexta-feira, sábado e domingo.


ECONOMIA

Isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil começa a valer em janeiro de 2026

Segundo o governo federal, a medida deve beneficiar cerca de 25 milhões de brasileiros.


OUVIDORIA ITINERANTE

AGERR Pantanal promove ação “Ouvir de perto para agir melhor” em municípios do Oeste de MT

Iniciativa aproxima a Agência da população e reforça o compromisso com a transparência nos serviços de saneamento.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.