logo

Estadual

Caos na saúde de Mato Grosso é destaque nacional


Por Valérya Próspero

img
Fantástico mostra que UTI de Cuiabá funciona sem médicos e muda horário de óbitos
 
A UTI do Pronto-Socorro de Cuiabá opera sem médico e muda o horário dos óbitos para que os familiares dos pacientes não saibam que a morte ocorreu em momento que não havia responsáveis no plantão. A denúncia foi divulgada em reportagem do Fantástico deste domingo (25). O programa trouxe matéria sobre o caos na saúde em algumas cidades do país, fiscalizadas pelo Tribunal de Contas da União e Cuiabá foi um dos destaques.
A denúncia sobre a falta de médicos havia sido negada pela prefeitura, mas o Fantástico apresentou documentos em que o aviso sobre o problema tinha sido encaminhado por várias vezes aos responsáveis pela saúde na Capital. “Pacientes que podiam ter saído vivos, mas saíram mortos”, disse um dos funcionários do Pronto-Socorro que não se identificou.

Outra situação foi a morte de uma idosa, a dona Laíde, que havia conseguido liminar para fazer cirurgia de aneurisma e mesmo assim não foi operada e veio a falecer. A prefeitura informou que a cirurgia iria ser realizada, mas não apresentou nem data para salvar a vida da paciente.

A situação caótica foi detectada pelo TCU e abrange mais de 80 unidades de saúde em todo o país. O estado da Bahia também apresentou saúde lastimável mostrada pelo programa.

SUPER AUTOR

Alunos escritores protagonizam noite de autógrafos em Indiavaí

Cerca de 140 alunos da rede municipal lançaram livros físicos em evento marcado por emoção e reconhecimento


SAÚDE PÚBLICA

Lei de MT é atualizada e passa a garantir assistência psicológica a gestantes e puérperas

Projeto amplia “Maio Furta-Cor” e institui diretrizes permanentes para a saúde mental materna na rede pública


POLÍCIA

Quatro suspeitos são conduzidos pela PM após invasão de residência em Araputanga

Ocorrência começou com violação de domicílio e terminou com a apreensão de dois menores e um adulto por tráfico de drogas

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.