logo

ENCONTRO

Casal abandona a rotina para compartilhar bons exemplos no Programa União Faz a Vida

Os caçadores de bons exemplos já viajaram o país atrás de projetos sociais que fazem a diferença na vida dos brasileiros.


Por Renan Gomides

img

Renan Gomides

Valorizar o relacionamento entre as pessoas e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade, são alguns dos objetivos do programa A União Faz a Vida que realizou, na segunda quinzena de maio, os primeiros encontros municipais em Comodoro, Pontes e Lacerda e Araputanga, respectivamente.

 

Os encontros aconteceram com a presença do casal Eduardo e Iara Xavier. Eles abandonaram a rotina diária e viajam pelo Brasil caçando e compartilhando bons exemplos com objetivo de multiplicar estas ações que fazem a diferença na comunidade.

 

Em Comodoro o encontro aconteceu no dia 23 de maio, em Pontes e Lacerda no dia 24 e finalizou em Araputanga na sexta-feira, dia 25. Os três eventos, que foram os primeiros Encontros Municipais do Programa A União Faz a Vida, contaram com a presença da dupla que percorre as estradas do país.

 

Eduardo e Iara contaram a trajetória do casal, os desafios e alguns dos bons exemplos já registrados durante a jornada. Aliás, as histórias resultaram no livro “Caçadores de bons: em busca de brasileiros que fazem a diferença.” No best-seller, lançado em 2016, Iara Xavier conta com detalhes diversos casos que valem a pena serem compartilhados.

 

Os Encontros foram uma forma de celebração pela efetivação de mais um ano de atividade nos municípios envolvendo toda rede de compromisso que é composta pelo Sicredi, Secretarias de Educação, Instituições privadas, Assessorias Pedagógicas e parceiros. “O Programa A União faz a Vida precisa ser celebrado pois ele movimenta a educação, movimenta a escola e com esse movimento criamos uma educação mais atrativa e eficaz na sala de aula, assim atingimos um dos nossos objetivos que é melhorar a educação e consequentemente a melhoria da qualidade de vida das nossas comunidades.” Ressalta o Assessor de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi, Eber Ostemberg.

 

Para a secretária de educação de Araputanga, Lindinalva Andrade, “no primeiro ano de projeto eram apenas 7 projetos e hoje, no quarto ano, já são mais de 70 atividades sendo desenvolvidas. Inclusive, a logomarca da Secretaria de Educação foi criada através de um dos projetos do Programa. É muito importante esta ação em conjunto entre a Secretaria e o Sicredi”.

 

O Programa A União Faz a Vida é realizado em três municípios da nossa região: Araputanga, Comodoro e Pontes e Lacerda. São mais de 4500 alunos sendo atendidos diretamente e cerca de 150 profissionais da educação.

 

De acordo com o presidente interino da Cooperativa Sicredi Noroeste MT e Acre, Eduardo Francisco Duarte Ferreira, “isso acontece, pois, o Sicredi tem feito um importante trabalho com a comunidade, compartilhando e levando novas experiências. A ideia é estender este trabalho do Programa para todos os municípios onde atuamos.” Finaliza.


CULTURA E LAZER

15º Feiarte e Fest Praia movimenta Reserva do Cabaçal neste fim de semana

Evento reúne grandes shows e torneio esportivo no Balneário Paraíso nesta sexta-feira, sábado e domingo.


ECONOMIA

Isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil começa a valer em janeiro de 2026

Segundo o governo federal, a medida deve beneficiar cerca de 25 milhões de brasileiros.


OUVIDORIA ITINERANTE

AGERR Pantanal promove ação “Ouvir de perto para agir melhor” em municípios do Oeste de MT

Iniciativa aproxima a Agência da população e reforça o compromisso com a transparência nos serviços de saneamento.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.