O mês da campanha "Outubro Rosa 2015" que alerta a sociedade para a importância de realizar o autoexame e detectar casos de câncer de mama com antecedência, além de levar conscientização, também revela dados preocupantes, como o aumento nos casos de pessoas com a doença.
Conforme pesquisa do INCA – (Instituo Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) Neste ano já foram detectados 670 casos em Mato Grosso. em 2014, segundo dados do INCA foram registrados 610 casos. O Inca aponta ainda que a idade continua sendo um dos mais importantes fatores de risco com cerca de quatro em cada cinco casos registrados após os 50 anos de idade.
Em relação a região Centro Oeste o câncer de mama teve um indice estimado em 51,30 casos para cada 100 mil habitantes no Centro-Oeste, em 2014. Mato Grosso apresentou um índice de 39,16 contra 62,88, no Distrito Federal.
A presidente do MT Mamma Amigos do Peito, Veralice Valéria, comenta que o aumento nos casos seria por causa do diagnóstico tardio, aliado à falta de informação dos pacientes sobre a doença. “Por isso a divulgação é importantíssima. Trabalhamos com o autoexame e diagnóstico precoce para diminuirmos esses números, e quanto mais tarde à doença alastra mais”, esclarece.
Quanto ao acesso a tratamentos, o MT Mamma avalia que ainda é preciso preparar as instituições e disponibilizar mais recursos aos hospitais conveniados para tratamento do câncer e realizações de biopsias ( remoção de uma pequena quantidade de tecido para avaliação anatomopatológica da presença, ou não, de câncer).
Veralice lembra ainda da importância do Estado estar envolvido na campanha para levar informação à sociedade.
Detecção Precoce
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.
A orientação é que a mulher faça a autopalpação das mamas, principalmente as que têm idade entre 50 e 69 anos, além da mamografia a cada dois anos.
ATENDIMENTO EM ARAPUTANGA
Dias de coletas e exames preventivos, confira:
UBS SÃO SEBASTIÃO - terça-feira de manhã e quinta-feira de manhã e a tarde.
DIA D DE COLETA - sexta-feira 16 de Outubro de 2015 durante o dia todo.
UBS SANTO ANTÔNIO - terça-feira a tarde e quinta-feira de manhã.
DIA D DE COLETA - quarta-feira 14 de outubro de 2015 durante o dia todo.
CENTRO DE SAÚDE - todas as terças e quinta-feiras no período da manhã.
DIA D DE COLETA - quinta-feira 15 de outubro de 2015 durante o dia todo.
ATENÇÃO! Também serão realizadas coletas em horários especiais, noturnos nos dias 20,21 e 22 de Outubro de 2015 das 19:00 as 21:00h no Centro de Saúde.
Foto: Reprodução
Foram arrecadados mais de R$ 5 mil por meio de atividades realizadas pela “ONG” criada pelo 9º B da Escola João Sato, dentro da disciplina de Protagonismo.
2.350 vagas em Mato Grosso.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.