Vítimas das "fake news", casos relatados por cidadãos e autoridades evidenciam os riscos das falsas informações na vida das pessoas. "Eu vejo que esses canais são um gatilho para quem tem depressão e ansiedade”, destacou uma internauta.
O assunto ganhou repercussão na região Oeste de Mato Grosso, após o prefeito de Mirassol d'Oeste, Héctor Alvares (União Brasil), reagir a um boato divulgado por um perfil na rede social Instagram, denominado "Curva Sincera", nesta quarta-feira (22/10).
O perfil, que age de forma anônima, se tornou conhecido por publicar conteúdos de fofoca envolvendo diversas pessoas da região, incluindo autoridades, secretários e empresários.
No início da tarde de ontem, após a veiculação de uma reportagem informando o acontecimento com o prefeito de Mirassol d'Oeste, a redação do Popular Online recebeu diversas manifestações de cidadãos e autoridades da região, que alegaram também ser vítimas das publicações do perfil.
De acordo com os relatos, há uma enorme preocupação com os impactos psicológicos causados pelas "fake news" e os riscos que esse tipo de conteúdo pode gerar, como depressão e até suicídio entre as pessoas atingidas.
“Acho isso uma vergonha, não só com ele, mas com todos que têm sua imagem exposta nesse site de destruição”, disse a internauta das iniciais L.S., na rede social Instagram.
Uma leitora do Popular Online, com iniciais V. M., relatou, em áudio, que pessoas da sua família também foram alvo das informações falsas divulgadas pelo perfil e ressaltou o impacto emocional causado por esse tipo de conteúdo. “São muitas coisas maldosas e mentirosas. Minha família já foi vítima dessas fake news", afirmou, ao defender que a sociedade se una para denunciar a página, para que haja a exclusão e a punição dos responsáveis.
O prefeito de Rio Branco, Pabollo Victor (Republicanos), também se manifestou dizendo que tanto ele, quanto outros gestores da região têm sofrido constantes ataques virtuais por parte do perfil "Curva Sincera".
“Somos vítimas frequentes do 'Curva Sincera' e do 'Explana Caramujo' — eu, o prefeito Mauto, o Héctor, Marcelinho e Jadilson”, declarou.
As manifestações reforçam a necessidade de combater a disseminação de notícias falsas e de promover o uso responsável das redes sociais, a fim de evitar danos à imagem e à saúde mental das pessoas envolvidas.
O caso
Nesta quarta-feira (22/10), o prefeito de Mirassol d’Oeste, Héctor Alvares, foi alvo de uma notícia falsa publicada pelo perfil "Curva Sincera". As informações infundadas atacavam diretamente a vida pessoal do gestor.
Em vídeo, Héctor chegou a afirmar que acionou a Justiça para responsabilizar os autores da postagem. Após a repercussão do caso e o registro de ocorrência feito pelo prefeito, a página publicou uma retratação.
• Prefeito de Mirassol d’Oeste é alvo de fake news em rede social: “São maldades”
A aplicação do plano é estruturada em quatro etapas principais.
A iniciativa abrange as emissões apuradas em 2024 e as projetadas para 2025, considerando as sedes administrativas e agências em todo o Brasil, reforçando o compromisso da instituição com a sustentabilidade
Nada pior do que uma ideia que não tem a temperatura do seu tempo. A família Lacerda, Márcio, Pedro e José, passaram a vida política defendendo a criação de uma Zona de Processamento de Exportação, a ZPE, no município de Cáceres. Uma luta de mais de 30 anos, que só hoje tornou-se uma realidade para os cacerenses. Enfim, pela ação...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.