A Comarca de São José dos Quatro Marcos desenvolveu algumas ações da Justiça Restaurativa com adolescentes que estudam na Escola Estadual Lourenço Peruchi, nos dias 23, 26 e 27 de fevereiro.
Conduzido pela agente da infância e juventude e facilitadora formada pelo Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur), Sandra Longhi de Lima, o trabalho abordou formas de lidar com as emoções, disciplina, respeito, drogas lícitas e ilícitas, dentre outros assuntos.
Por meio de uma roda de conversa em um ambiente preparado especialmente para a dinâmica, com decoração, música e mimos, a facilitadora conseguiu desenvolver uma proximidade com os jovens, trazendo um apoio para lidar com os desafios da vida.
“Foi muito positivo o trabalho, nós conseguimos levar essa ferramenta maravilhosa, de forma amorosa, empática e eles se sentiram receptivos. O objetivo maior é deixar para esses jovens uma compreensão de que as emoções fazem parte da vida da gente. Vai haver momentos de tristeza, alegria, frustrações e a importância é como eu lido com isso”, explica Sandra.
Formas de auxiliar a resolver os problemas também fazem parte do trabalho da Justiça Restaurativa nas escolas, ajudando os estudantes a ampliarem sua visão sobre as formas como podem lidar com os desafios que a vida apresenta a todos.
“A proposta desse trabalho é levar as ferramentas para esse jovem. Muitas vezes eles ficam tão fechados em si mesmos, nas frustrações deles, naquilo que eles se sentem ausentes, que não conseguem enxergar o que está à volta como possibilidade simples, um manejo simples de lidar com tudo isso”, reitera a facilitadora.
Em março, serão realizados círculos de paz com os professores.
FALE COM O POPULAR ONLINE
Para falar com a redação do Popular Online, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.
A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.
As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) interveio em um processo licitatório da gestão do prefeito de Salto do Céu (a 357 km de Cuiabá), Mauto Espíndola (Republicanos), que gerou polêmica ao barrar uma empresa participante por um atraso de apenas quatro minutos. O caso envolveu um pregão destinado à contratação de serviços médicos e acabou sendo...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.