logo

PAI PRESENTE

Começa hoje o mutirão que oferece reconhecimento gratuito de paternidade em Araputanga

A ação será realizada nas dependências do Fórum Desembargador João Luiz da Fonseca, das 13h às 18h.


Por Redação

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Banco de imagens freepik)

Promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o Mutirão Pai Presente acontecerá entre os dias 4 e 8 de agosto. A iniciativa busca desburocratizar o processo para aqueles que buscam o reconhecimento da paternidade.

 

Em Araputanga, a ação será realizada nas dependências do Fórum Desembargador João Luiz da Fonseca, das 13h às 18h. A população terá acesso gratuito a audiências de mediação, emissão de certidão de nascimento já com a inclusão do nome do pai e dos avós no registro — tanto para crianças quanto para adultos — e, quando necessário, à coleta de material genético para exame de DNA.

 

A ação será coordenada pelo juiz-diretor do Fórum, Dr. Dimitri Teixeira Moreira dos Santos, e integra um esforço do Judiciário para assegurar a dignidade de crianças e adolescentes por meio da regularização da filiação, consolidando a identidade civil e viabilizando outros direitos fundamentais, como pensão alimentícia, herança, convivência familiar e benefícios sociais. 

>>> Clique AQUI para participar do grupo do Popular Online no WhatsApp.

A medida fortalece vínculos, constrói cidadania e impõe responsabilidades parentais, reforçando laços afetivos e contribuindo para a formação da identidade individual de cada cidadão.

 

Como funciona

O Mutirão Pai Presente atua para agilizar o reconhecimento da paternidade. Quando um caso de investigação já possui processo aberto, é realizado o exame de DNA e o laudo é anexado diretamente aos autos, acelerando os trâmites judiciais.

 

Se ainda não houver processo, o Cejusc abre uma Representação Pré-Processual (RPP). Em seguida, é agendada uma audiência de mediação onde, caso haja acordo, podem ser definidas as condições de guarda, visitas, pensão alimentícia e o nome que a criança passará a usar, condicionadas ao resultado positivo do exame de DNA. Após a coleta e confirmação da paternidade, o acordo é homologado e a certidão de nascimento atualizada com o nome do pai e dos avós.

 

Como participar

Os interessados devem comparecer nas dependências do Fórum Desembargador João Luiz da Fonseca, localizado na Avenida Castelo Branco, s/nº - Centro, no município de Araputanga.

É necessário apresentar:

• RG;
• CPF;
• Cartão SUS;
• Certidão de nascimento da criança ou do adulto;
• Em investigações post mortem, o atestado de óbito do suposto pai.

 

O serviço é gratuito e inclui agendamento, audiência e, quando necessário, a coleta de material para exame de DNA.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Tribunal de Justiça de MT (@tjmtoficial)


DESCUMPRIMENTO

Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro

Ex-presidente também está proibido de receber visitas e usar celulares


MATO GROSSO

Polícia Civil e Politec coletam DNA em campanha para localizar pessoas desaparecidas

Iniciativa nacional ocorre de 5 a 15 de agosto e busca ampliar o banco de dados genéticos para facilitar as identificações em todo o País


PAI PRESENTE

Começa hoje o mutirão que oferece reconhecimento gratuito de paternidade em Araputanga

A ação será realizada nas dependências do Fórum Desembargador João Luiz da Fonseca, das 13h às 18h.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.