logo

RESOLUÇÃO DO CFM

Conselho de Medicina proíbe uso de anestesia na realização de tatuagens

Resolução abre exceção para tatuagens reparadoras


Por Redação Popular Online

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Banco de imagens freepik)

Foi publicada nesta segunda-feira, 28, no Diário Oficial da União, a Resolução nº 2.436/2025, que proíbe médicos de realizarem sedação, anestesia geral ou bloqueios anestésicos periféricos com o objetivo de viabilizar a realização de tatuagens estéticas.

 

Conforme informações, a norma do Conselho Federal de Medicina (CFM) foi aprovada durante a 22ª Sessão Plenária Extraordinária do CFM, realizada em 10 de julho.

 

A medida restritiva tem validade independentemente da extensão ou localização da tatuagem e tem como objetivo evitar o uso indevido de práticas médicas em procedimentos que não possuem respaldo científico ou indicação clínica.

 

Em casos em que a tatuagem seja realizada por indicação médica e com finalidade reparadora, a resolução abre exceção, desde que haja respaldo técnico. A regra vale apenas em situações específicas, como a reconstrução de aréola mamária, por exemplo — desde que amparada pela literatura médica.

 

>>> Clique AQUI para participar do grupo do Popular Online no WhatsApp.


EXPOIND 2025

Após 15 anos, Indiavaí resgata tradição e se torna referência em eventos na região Oeste de Mato Grosso

Evento registrou recorde de público e contou com a presença de autoridades locais, regionais e estaduais.


INDIAVAÍ

Gusttavo Lima é anunciado para a ExpoInd 2026 por senador: "Contem comigo"

O senador Jayme Campos (União Brasil) declarou, durante a abertura da 1ª ExpoInd, a pretensão de levar o Embaixador da Música Sertaneja, o cantor Gusttavo Lima, para se apresentar na edição de 2026 do rodeio de Indiavaí. “Vamos trazer o Gusttavo Lima para a festa aqui da cidade de Indiavaí. Contem comigo”, disse o parlamentar durante a solenidade realizada na noite...


MATO GROSSO

MPMT alerta bares e restaurantes sobre riscos de adulteração de bebidas

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), por meio da 6ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa do Consumidor, notificou as diretorias da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL – MT) e do Sindicato Intermunicipal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Mato Grosso (SHRBS-MT), além de outras entidades do setor de eventos, hotelaria e...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.