Com a presença dos vereadores, a prefeita, secretários municipais e a promotora de Justiça, a Prefeitura de Jauru realizou audiência pública para apresentação e discussão da proposta de concessão do Esgotamento Sanitário, cobrança de tarifa social e serviços de recapeamento do pavimento das ruas da cidade.
O procurador do Município Douglas Henrique dos Santos Silva destacou a importância da discussão do tema entre os Poderes Executivo, Legislativo e a sociedade, através de vídeo publicado no site da Prefeitura Municipal. Ele informou que haverá aumento de tarifa. "É um aumento que gera custo benefício para a população em longo prazo", afirmou.
O Projeto apresentado pela Prefeitura Municipal está causando polêmica entre a população que será penalizada com aumento de taxa de serviços, conforme o vereador Antônio Rosa Rodrigues (Toninho Borá). "A empresa que será beneficiada vai fazer o tapa-buracos nas ruas de Jauru, mas vai aumentar 35% na água", afirmou.
Toninho Borá observou que a empresa que fez o serviço da rede de esgoto é quem têm que se responsabilizar pelo os serviços de tapa-buracos. "Com esse projeto quem vai pagar é o cidadão e eu acho que a empresa tem que tapar os buracos que fizeram", disse que, pela proposta, antes do inicio dos serviços, a população pagará um aumento de 35% na taxa de água.
"Se você paga 100 reais de água hoje, a sua conta aumenta para 135 reais e quando a rede de esgoto tiver pronta serão cobrados 90% do valor da conta. Isso é um absurdo”, disse ao afirmar ser contrário a aprovação do projeto em vídeo publicado nas redes sociais.
Na Audiência realizada em março, a Promotora de Justiça Regiane Soares disse que o Ministério Público (MP) está atuando como fiscal. “Estamos acompanhando as negociações, pois o Esgotamento Sanitário é um serviço público essencial e será feito um Termo de Ajustamento de Conduta para que o Ministério Público possa nortear esse reequilíbrio e garantir que o interesse público seja atendido.
Para a representante do MP a concessão deve ser analisada em vários aspectos. "Existe um vício nessa concessão e por isso a necessidade de ter um Projeto de Lei para ratificar esse vício", afirmou.
Assita ao vídeo divulgado:
{youtube}pT_wR2noO1E{/youtube}
Foto: Reprodução (Ilustrativa)
Policiais militares do 6º Batalhão prenderam quatro homens, nesta terça-feira (13.1), suspeitos por sequestro mediante extorsão, na zona rural do município de Cáceres (220 km de Cuiabá). Dois homens foram rendidos e forçados a realizar transferências bancárias que totalizaram R$ 218 mil.. As equipes apreenderam um revólver com seis munições e localizaram três veículos utilizados pelos envolvidos. Durante desdobramento da Operação...
Tempo médio para concessão de benefício caiu de 64 para 35 dias
Solenidade homenageará personalidades que se destacaram na região Oeste de Mato Grosso ao longo de 2025.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.