logo

Estadual

Conta de energia elétrica será reduzida em 2,22% em Mato Grosso


Por G1

A conta de energia elétrica das residências dos mato-grossenses deverá ficar 2,22% mais barata a partir desta quarta-feira (8). O reajuste das tarifas praticadas pela Energisa, concessionária da distribuição de energia elétrica em Mato Grosso, foi aprovado em reunião pública nesta terça-feira (7) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com base na variação dos custos do setor.

Ao todo, 1,2 milhão de unidades consumidoras serão contempladas com a redução tarifária nos 141 municípios de Mato Grosso, mudança válida pela período de um ano e que não abrange somente residências, mas todos os demais consumidores de baixa tensão, como estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.

Um dos fatores que levaram à variação negativa da tarifa este ano para os mato-grossenses foi o benefício de mais prazo recebido pelas concessionárias de energia elétrica no país para quitação de empréstimos contraídos no mercado para cobrir os gastos de operação das usinas termelétricas. Com 54 meses para pagamento da dívida, em vez do prazo anterior de apenas 24 meses, as concessionárias têm condições de reduzirem o valor da tarifa, segundo a Energisa.

Já para as indústrias, entretanto, o reajuste definido pela Aneel foi para cima, encarecendo a tarifa por alta tensão em 3,42% devido à alta dos custos de operação. Por sua vez, a classe de tensão média terá redução de 0,38% na tarifa em Mato Grosso.

De acordo com nota publicada pela Aneel, as variações nas tarifas dizem respeito à oscilação dos custos e encargos que a Energisa teve no ano para realizar o serviço de distribuição da energia elétrica, com incidência do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M).

 

Foto: Reprodução Web


POLÍCIA

Traficante pula muro para fugir, mas é capturado pela polícia em PL

Um traficante flagrado com entorpecentes e munições em uma residência foi preso em flagrante pela Polícia Civil, nesta terça-feira (12), em ação de combate ao tráfico de drogas realizado pelos policiais da Delegacia de Pontes e Lacerda. A prisão do suspeito de, 28 anos, e a apreensão dos entorpencentes integra os trabalhos da Operação Protetor das Divisas e Fronteira, no combate...


NACIONAL

CCJ aprova aumento de pena para aliciamento de crianças na internet

Lei avança após repercussão sobre adultização infantil nas redes


MOMENTOS DE FÉ

Fé e união marcarão fim de semana no evento “Celebra Mirassol d’Oeste”

"Me sinto feliz e agradecido a Deus por promover esse momento de adoração, no qual as famílias se reúnem com uma só fé para adorar a Deus”, ressaltou o prefeito Héctor Alvarez (União Brasil).

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.