logo

Atualidades

Cooperados otimistas com o “Leite a Pasto” em Mato Grosso


Por Assessoria de Imprensa

Foi realizado no período de 10 a 14 de março o segundo encontro do Programa Leite a Pasto – Educação Continuada – do Sistema OCB-MT com os produtores cooperados da Coopnoroeste - Cooperativa Agropecuária do Noroeste do Mato Grosso. Os 120 produtores participantes receberam treinamento e acompanhamento técnico. “Observamos que à medida que avança o processo do programa nas comunidades o interesse dos produtores aumenta e isso demonstra que os resultados estão aparecendo na produção e mudanças estão ocorrendo”, disse o Analista de Desenvolvimento do Sistema OCB-MT, Mauro Machado Vieira.

O idealizado do Programa, mestre e doutor em Medicina Veterinária pela UFMG, Edmundo Benedetti, está otimista com desenvolvimento das ações planejadas, que tem duração de quatro anos. Ele salienta que “o programa do leite a pasto tem vital importância na vida dos cooperados, uma vez que 80% não produzem mais que 100 quilos de leite por dia e na época da seca a queda é de 50% do leite e nossa expectativa é de que e passem a produzir em média 300 quilos de leite/dia sem sazonalidade”.

Além do trabalho de orientação técnica, também são repassadas informações sobre o Sistema Cooperativista, o Sistema OCB-MT e os direitos e deveres dos cooperados, dirigentes, conselheiros e coordenadores de núcleos. Hoje o leite recebido e beneficiado pela Coopnoroeste é captado em 17 municípios e a cooperativa foi a primeira a desenvolver o programa do leite. O próximo encontro na região de Araputanga contece no período de 07 a 11 de abril.
 
Estão participando do Programa Leite a Pasto – Educação Continuada – do Sistema OCB-MT as cooperativas Coopenoroeste, Coopernova, Comajul e Campileite. O Sistema OCB-MT identificou 32 cooperativas de leite, sendo 14 com unidade industrial. Dessas, quatro cooperativas são responsáveis por 90% da produção e industrialização do leite de Mato Grosso.
 
Por Assessoria

MATO GROSSO

Exportação de carne bovina em MT registra maior volume da história em 1 mês

Estado embarcou 83 mil toneladas e faturou mais de US$ 356 milhões no primeiro mês de 2026. O resultado representa aumento de 53,18% em comparação com janeiro do ano passado.


PRESO INJUSTAMENTE

Justiça inocenta jovem que respondia por furto no lugar do primo dele em Cáceres

Justiça decretou "nulidade absoluta" do processo após constatação de que primo usou dados da vítima indevidamente


BRASIL

Pesquisa diz que 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6x1

Apoiadores ressaltam que a medida deve ser sem redução de salário

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.