logo

Atualidades

Cooperados otimistas com o “Leite a Pasto” em Mato Grosso


Por Assessoria de Imprensa

Foi realizado no período de 10 a 14 de março o segundo encontro do Programa Leite a Pasto – Educação Continuada – do Sistema OCB-MT com os produtores cooperados da Coopnoroeste - Cooperativa Agropecuária do Noroeste do Mato Grosso. Os 120 produtores participantes receberam treinamento e acompanhamento técnico. “Observamos que à medida que avança o processo do programa nas comunidades o interesse dos produtores aumenta e isso demonstra que os resultados estão aparecendo na produção e mudanças estão ocorrendo”, disse o Analista de Desenvolvimento do Sistema OCB-MT, Mauro Machado Vieira.

O idealizado do Programa, mestre e doutor em Medicina Veterinária pela UFMG, Edmundo Benedetti, está otimista com desenvolvimento das ações planejadas, que tem duração de quatro anos. Ele salienta que “o programa do leite a pasto tem vital importância na vida dos cooperados, uma vez que 80% não produzem mais que 100 quilos de leite por dia e na época da seca a queda é de 50% do leite e nossa expectativa é de que e passem a produzir em média 300 quilos de leite/dia sem sazonalidade”.

Além do trabalho de orientação técnica, também são repassadas informações sobre o Sistema Cooperativista, o Sistema OCB-MT e os direitos e deveres dos cooperados, dirigentes, conselheiros e coordenadores de núcleos. Hoje o leite recebido e beneficiado pela Coopnoroeste é captado em 17 municípios e a cooperativa foi a primeira a desenvolver o programa do leite. O próximo encontro na região de Araputanga contece no período de 07 a 11 de abril.
 
Estão participando do Programa Leite a Pasto – Educação Continuada – do Sistema OCB-MT as cooperativas Coopenoroeste, Coopernova, Comajul e Campileite. O Sistema OCB-MT identificou 32 cooperativas de leite, sendo 14 com unidade industrial. Dessas, quatro cooperativas são responsáveis por 90% da produção e industrialização do leite de Mato Grosso.
 
Por Assessoria

ECONOMIA

Isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil começa a valer em janeiro de 2026

Segundo o governo federal, a medida deve beneficiar cerca de 25 milhões de brasileiros.


OUVIDORIA ITINERANTE

AGERR Pantanal promove ação “Ouvir de perto para agir melhor” em municípios do Oeste de MT

Iniciativa aproxima a Agência da população e reforça o compromisso com a transparência nos serviços de saneamento.


POLÍTICA

Deputados aprovam proposta que dificulta aborto em crianças e adolescentes

A medida anula a Resolução nº 258/2024 do Conanda, que definia diretrizes para o atendimento humanizado de meninas vítimas de estupro no sistema público de saúde.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.