logo

COVID-19

Covid-19: os casos de Mato Grosso do Sul e as notícias falsas

O número de casos de Coronavírus tem aumentado em todo o Brasil e também em Mato Grosso do Sul. Saiba qual a contagem atual de infetados por Covid-19 e como têm corrido notícias falsas sobre essa temática.


Por Juliana Rodrigues | Biquara Contents

img

Foto: Imagens Freepik

O Covid-19 gerou uma situação bem problemática nos quatro cantos do globo. Um pouco por todo o mundo, surgem infetados e vítimas do Coronavírus.


Isso tem gerado, nos vários governos internacionais, a necessidade de aplicação de medidas preventivas, para evitar a disseminação do vírus e melhorar as chances da população sobreviver à pandemia.


As manobras governamentais aplicadas seguem, na maioria dos países, as diretivas e conselhos dados pelos órgãos máximos da saúde internacional. Seguindo essas normativas e as novas leis, as empresas começaram a encerrar, sugerindo a seus colaboradores que trabalhem num regime de trabalho remoto ou fornecendo férias coletivas aos trabalhadores.


Com a previsão de que essa manobra venha a afetar vários setores, incluindo o turismo, as empresas de produção (como fábricas) e os setores de apostas ou jogos, as pessoas estão aceitando permanecer nas suas casas, lutando contra o inimigo comum que agora toma conta do mundo.


Venha saber, em Mato Grosso do Sul, quantos casos existem e como as notícias falsas estão circulando e causando danos nessa complexa fase internacional.
 

Os casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul


Segundo o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde no dia 24 de Março de 2020, Mato Grosso do Sul conta, agora, com mais 5 casos de Covid-19, elevando o número total para 21 casos na região. Dos casos suspeitos, 190 terão sido descartados, mantendo-se ainda 50 casos suspeitos sem confirmação.


O Governo de estado tem estado a divulgar os números atualizados sobre essa pandemia e, localmente, as contagens têm também sido apresentadas com regularidade, em comunicados oficiais e através de lives feitos com recurso às redes sociais.
O mais recente boletim apresentado relatou, portanto, a existência de 21 casos atuais em Mato Grosso do Sul. Entre esses se encontram 19 casos em Campo Grande, um caso na Ponta Porã e um caso em Sidrolândia. Até ao momento, nenhum dos casos confirmados na região foi letal.
 

As notícias falsas e seu perigo


Nesse momento de debilidade internacional têm surgido várias notícias falsas preocupantes, nomeadamente quanto à falta de meios dos serviços de saúde. Essas notícias têm gerado pânico entre a população e foram desmentidas pelo Hospital Regional, que assevera que se encontram encomendados e prestes a chegar novos equipamentos.


A diretora do hospital disse ainda que estão a aceitar doações e que essas podem ser feitas nos Batalhões de Corpo de Bombeiros, tendo o cuidado de revelar que quaisquer números bancários divulgados para doações na Internet é falso, já que o Hospital Regional não tem uma conta destinada a essa finalidade.


Tentando evitar situações de burla perante a boa vontade da população, a diretora pede que as doações não sejam feitas jamais via transferência e garante que o hospital terá meios para lidar com a crise internacional que vivemos.


DECISÃO JUDICIAL

Hospital Regional de Cáceres é condenado a pagar indenização por erro médico

Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada.


COOPERATIVISMO

O papel das cooperativas nos desafios globais

O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado no 1° sábado de julho, que neste ano será no dia 5. Instituído oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992, é comemorado desde 1995. E no trigésimo ano de celebração, a data terá um gostinho especial, pois 2025 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das...


TRANSFERÊNCIA

Delegado é transferido de Araputanga para a Regional de Rondonópolis

Pela atuação, o delegado teve seu trabalho reconhecido por meio da Medalha Mérito da Segurança Pública e do título de “Cidadão Araputanguense”, concedido por Ulisses Ferreira, ex-vereador do município.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.