Criminosos criaram um site falso que oferece descontos para quem escolhe pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) por meio de Pix. O alerta foi feito pelo governo por meio da Secretaria Estadual de Fazenda e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
• Entrar no grupo de WhatsApp
O golpe é uma prática que tem acontecido em vários estados brasileiros. Os golpistas criam um site com um layout idêntico ao verdadeiro, porém, o endereço eletrônico é diferente. Outra diferença é o QR code do Pix, que no site fake é apresentado na tela do sistema e não no boleto, como é a forma correta.
Segundo a Secretaria de Fazenda, não há desconto específico para pagamentos via Pix. Atualmente, o contribuinte pode optar por pagar o imposto à vista, com 15% de redução no valor, desde que seja quitado até o dia 22 de maio. Outra opção é parcelar o IPVA em até oito vezes.
— Leia também: Anúncio de obra asfáltica no Daury Riva e São Lucas em Araputanga completa um ano e três meses.
De acordo com o governo, o boleto para o pagamento do IPVA, conhecido como documento de arrecadação (DAR), deve ser emitido apenas no sistema do IPVA, da Secretaria de Fazenda, ou pelo aplicativo MT Cidadão.
O sistema do IPVA pode ser acessado por meio do site da Sefaz, do portal de serviços do Governo do Estado e pelo site do Detran.
Caso algum contribuinte tenha caído no golpe, a orientação é que um Boletim de Ocorrência seja registrado. Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria de Fazenda, em um dos canais de atendimento.
Clique AQUI para entrar no grupo de WhatsApp do Popular Online e receber notícias em tempo real.
O cidadão que deseja atuar como instrutor autônomo de trânsito nas aulas práticas de direção veicular deverá realizar o credenciamento junto ao Detran-MT e atender aos requisitos estabelecidos pela Portaria nº 042/2026, que regulamenta a atividade no Estado de Mato Grosso. A autorização é obrigatória para que o profissional exerça a função de forma regular, responsável e em conformidade com a legislação...
As ordens judiciais são cumpridas em municípios de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Héctor Alvares participou da rotina da associação, atuou na esteira de triagem e destacou a importância dos coletores.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.