logo

CAPACITAÇÃO

Curso de Práticas Inclusivas vai qualificar profissionais e famílias atípicas em Quatro Marcos

Iniciativa da vereadora Silvana do Pam (PL) será realizada de 11 a 15 de agosto e oferece a profissionais da educação, saúde, pais ou responsáveis por crianças neurodivergentes a oportunidade de participar da capacitação.


Por Redação

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Banco de imagens freepik)

Identificar precocemente e saber lidar com crianças neuro divergentes, promovendo inclusão e oferecendo suporte adequado, é um desafio para muitos profissionais e familiares. Pensando nisso, a vereadora Silvana do Pam (PL), de São José dos Quatro Marcos, em parceria com o Instituto Riograndense de Desenvolvimento Social Integrado (IRDESI), coordenado por Irajá Lacerda, a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Educação, realizará o curso “Práticas Inclusivas para Profissionais da Educação e Saúde”.

 

A capacitação será destinada a professores, Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs), profissionais da saúde e familiares de crianças neuro divergentes. O objetivo é oferecer conhecimentos e estratégias para a identificação precoce e o manejo adequado de condições como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), fortalecendo a inclusão escolar e social.

 

Com carga horária de 80 horas, o curso abordará temas como:

• Identificação precoce do autismo e outros transtornos;
• Estratégias de adaptação curricular e manejo em sala de aula;
• Técnicas de apoio e abordagem às famílias;
• Rede de suporte estadual e bases legais;
• Estratégias práticas para inclusão e manejo comportamental.

 

De acordo com o IRDESI, a iniciativa trará benefícios diretos para o município, como melhoria na qualidade do atendimento às crianças neurodivergentes, maior preparo dos profissionais, redução de diagnósticos tardios e fortalecimento da parceria entre escola, família e rede de saúde.

 

O curso será realizado de 11 a 15 de agosto de 2025, a partir das 17h30, na Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos. Os interessados poderão se inscrever e participar da capacitação clicando aqui. Será emitido certificado com reconhecimento nacional.

 

>>> Clique AQUI para participar do grupo do Popular Online no WhatsApp.


19 ANOS

Lei Maria da Penha marca nova era no enfrentamento à violência

A Lei Maria da Penha representa uma virada no enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher no Brasil. A avaliação é da promotora de Justiça, Claire Vogel Dutra, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar da – Espaço Caliandra, da capital. Sancionada em 2006, a Lei nº 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, completa 19...


CAPACITAÇÃO

Curso de Práticas Inclusivas vai qualificar profissionais e famílias atípicas em Quatro Marcos

Iniciativa da vereadora Silvana do Pam (PL) será realizada de 11 a 15 de agosto e oferece a profissionais da educação, saúde, pais ou responsáveis por crianças neurodivergentes a oportunidade de participar da capacitação.


OPERAÇÃO VENALIS

PF desmantela grupo de tráfico que usava carro de passeio para espalhar drogas pelo Brasil

Operação cumpre mandados em Glória d’Oeste, Cáceres, Porto Esperidião e em várias outras cidades do país.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.