Identificar precocemente e saber lidar com crianças neuro divergentes, promovendo inclusão e oferecendo suporte adequado, é um desafio para muitos profissionais e familiares. Pensando nisso, a vereadora Silvana do Pam (PL), de São José dos Quatro Marcos, em parceria com o Instituto Riograndense de Desenvolvimento Social Integrado (IRDESI), coordenado por Irajá Lacerda, a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Educação, realizará o curso “Práticas Inclusivas para Profissionais da Educação e Saúde”.
A capacitação será destinada a professores, Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs), profissionais da saúde e familiares de crianças neuro divergentes. O objetivo é oferecer conhecimentos e estratégias para a identificação precoce e o manejo adequado de condições como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), fortalecendo a inclusão escolar e social.
• Identificação precoce do autismo e outros transtornos;
• Estratégias de adaptação curricular e manejo em sala de aula;
• Técnicas de apoio e abordagem às famílias;
• Rede de suporte estadual e bases legais;
• Estratégias práticas para inclusão e manejo comportamental.
De acordo com o IRDESI, a iniciativa trará benefícios diretos para o município, como melhoria na qualidade do atendimento às crianças neurodivergentes, maior preparo dos profissionais, redução de diagnósticos tardios e fortalecimento da parceria entre escola, família e rede de saúde.
O curso será realizado de 11 a 15 de agosto de 2025, a partir das 17h30, na Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos. Os interessados poderão se inscrever e participar da capacitação clicando aqui. Será emitido certificado com reconhecimento nacional.
>>> Clique AQUI para participar do grupo do Popular Online no WhatsApp.
A Lei Maria da Penha representa uma virada no enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher no Brasil. A avaliação é da promotora de Justiça, Claire Vogel Dutra, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar da – Espaço Caliandra, da capital. Sancionada em 2006, a Lei nº 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, completa 19...
Iniciativa da vereadora Silvana do Pam (PL) será realizada de 11 a 15 de agosto e oferece a profissionais da educação, saúde, pais ou responsáveis por crianças neurodivergentes a oportunidade de participar da capacitação.
Operação cumpre mandados em Glória d’Oeste, Cáceres, Porto Esperidião e em várias outras cidades do país.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.