O defensor público da Comarca de São José dos Quatro Marcos, doutor Paulo Izidório Gonçalves, proferiu palestra sobre o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes durante evento realizado pelo Judiciário do Estado de Mato Grosso, através do Fórum da Comarca em parceria com o Poder Público Municipal.
A palestra foi ministrada aos alunos do sexto e sétimo ano da Escola Municipal Evilásio Vasconcelos, no Plenário de Júri do Fórum da Comarca, com o intuito de mobilizar a sociedade sobre a necessidade de se prevenir, responsabilizar e denunciar crimes contra a criança e adolescente.
Em entrevista ao programa Comando Popular da Rádio Ativa FM 97,9 o defensor público destacou a força que as crianças e adolescentes possuem de divulgar situações que possam inibir a exposição da sexualidade de forma indevida.
Doutor Paulo Izidório destacou ainda que a Legislação atual prevê proteção integral às crianças e adolescentes. "Todo o Estado trabalha em rede, seja polícia, Conselho Tutelar, Defensoria Pública, Promotoria de Justiça, Poder Judiciário e diretamente com as escolas, que tendem ser quem recebem a primeira informação de qualquer ato inibidor ou até mesmo constrangedor que venha expor a sexualidade da criança", afirmou.
Para o defensor público o trabalho do professor é tão grande, que ainda que não perceba ou não receba informação verbalmente, é possível notar algumas características da criança. "Observa-se que a criança que tem sido objeto de violência ou exploração sexual, ela tende a mudar o seu comportamento e é nessa proximidade com a família e a escola, com essa interação social, que é possível visualizar a mudança de comportamento e levar aos setores competentes", disse.
A palestra ministrada pelo defensor público deu início às atividades de conscientização em razão do dia 18 de maio, Dia Nacional da Campanha de Prevenção de Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Nesta terça-feira (07), a palestra com o tema: “Violência na Infância e na Juventude”, será ministrada pelo promotor de justiça, doutor Fábio Rogério Sant'Anna Pinheiro, no Plenário do Fórum da Comarca de São José dos Quatro Marcos.
A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.
As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) interveio em um processo licitatório da gestão do prefeito de Salto do Céu (a 357 km de Cuiabá), Mauto Espíndola (Republicanos), que gerou polêmica ao barrar uma empresa participante por um atraso de apenas quatro minutos. O caso envolveu um pregão destinado à contratação de serviços médicos e acabou sendo...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.