O defensor público da Comarca de São José dos Quatro Marcos, doutor Paulo Izidório Gonçalves, proferiu palestra sobre o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes durante evento realizado pelo Judiciário do Estado de Mato Grosso, através do Fórum da Comarca em parceria com o Poder Público Municipal.
A palestra foi ministrada aos alunos do sexto e sétimo ano da Escola Municipal Evilásio Vasconcelos, no Plenário de Júri do Fórum da Comarca, com o intuito de mobilizar a sociedade sobre a necessidade de se prevenir, responsabilizar e denunciar crimes contra a criança e adolescente.
Em entrevista ao programa Comando Popular da Rádio Ativa FM 97,9 o defensor público destacou a força que as crianças e adolescentes possuem de divulgar situações que possam inibir a exposição da sexualidade de forma indevida.
Doutor Paulo Izidório destacou ainda que a Legislação atual prevê proteção integral às crianças e adolescentes. "Todo o Estado trabalha em rede, seja polícia, Conselho Tutelar, Defensoria Pública, Promotoria de Justiça, Poder Judiciário e diretamente com as escolas, que tendem ser quem recebem a primeira informação de qualquer ato inibidor ou até mesmo constrangedor que venha expor a sexualidade da criança", afirmou.
Para o defensor público o trabalho do professor é tão grande, que ainda que não perceba ou não receba informação verbalmente, é possível notar algumas características da criança. "Observa-se que a criança que tem sido objeto de violência ou exploração sexual, ela tende a mudar o seu comportamento e é nessa proximidade com a família e a escola, com essa interação social, que é possível visualizar a mudança de comportamento e levar aos setores competentes", disse.
A palestra ministrada pelo defensor público deu início às atividades de conscientização em razão do dia 18 de maio, Dia Nacional da Campanha de Prevenção de Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Nesta terça-feira (07), a palestra com o tema: “Violência na Infância e na Juventude”, será ministrada pelo promotor de justiça, doutor Fábio Rogério Sant'Anna Pinheiro, no Plenário do Fórum da Comarca de São José dos Quatro Marcos.

Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido
Transações somadas nessas duas datas ultrapassaram R$ 15 bilhões, com crescimento em todas as modalidades de pagamento
O Partido Novo definiu, em reunião realizada nesta quarta-feira (04), que a advogada cacerense Débora Pacheco será a representante da sigla em Cáceres nas eleições de 2026 como pré-candidata a deputada federal. A decisão redireciona o projeto inicial, que previa uma disputa por vaga na Assembleia Legislativa, e passa a concentrar esforços na busca de votos em toda a região...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.