O deputado estadual Dr. Gimenez (PV) participou no domingo (17) do 33º Mutirão de Limpeza do Rio Paraguai, em Cáceres (200 km a oeste da capital), ação que envolveu a prefeitura municipal, instituições parceiras e voluntários. A área de coleta compreendeu 50 km rio baixo e acima, de onde foram retiradas aproximadamente duas toneladas de lixo.
Para Dr. Gimenez, esse é um importante trabalho de conscientização ambiental que envolve principalmente crianças e jovens. “Cáceres é a nossa princesinha do Pantanal, uma cidade que é referência internacional na pesca, no turismo, berço de inúmeras espécies de plantas e animais, por isso temos o dever de proteger e cuidar”.
Dentre os materiais retirados, mais de 90% foram lixo doméstico e material de construção, como vaso sanitário, fogões, geladeiras, caixas d'água, tambores, plásticos, pneus velhos e lonas. A ação ocorreu na manhã de domingo, contou com uma embarcação grande, 39 menores e 180 voluntários.
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, agradeceu o empenho dos voluntários, alertando para o impacto ambiental que a grande quantidade de lixo traz ao Rio Paraguai e seus afluentes. “Por entender que é uma ação importante, fizemos questão de manter a realização, mesmo durante o período de pandemia”.
O principal objetivo foi a coleta de todo material considerado “lixo” deixado nas praias, barrancos, de modo a reforçar a conscientização dos usuários, o que segundo o capitão da Marinha Renato Lanchas Araes, gera maior sustentabilidade, qualidade da água e da natureza à sua volta.
O mutirão contou com o envolvimento de vários parceiros, entre eles, a Prefeitura Municipal, Lanchas Araés, Marinha do Brasil, DNIT, Progaia, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, Asatec, Autarquia Águas do Pantanal, além de várias entidades educacionais, ambientalistas e clubes de serviços.
Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado no 1° sábado de julho, que neste ano será no dia 5. Instituído oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992, é comemorado desde 1995. E no trigésimo ano de celebração, a data terá um gostinho especial, pois 2025 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das...
Pela atuação, o delegado teve seu trabalho reconhecido por meio da Medalha Mérito da Segurança Pública e do título de “Cidadão Araputanguense”, concedido por Ulisses Ferreira, ex-vereador do município.
A Verba Indenizatória (VI), criada em maio deste ano, foi aprovada por todos os vereadores, mesmo sob protestos da população.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.