logo

ATUALIDADES

Deputado Dr Leonardo assume coordenação política do GT em Alimentação e Saúde da FPA

A primeira reunião do grupo de trabalho se deu nesta terça-feira (22), e contou com participação de entidades que compõem o Instituto Pensar Agro; foram apresentadas ao parlamentar as prioridades do setor;


Por Assessoria | Dr. Leonardo

img

Deputado Federal Dr. Leonardo (Foto: Assessoria | Dr. Leonardo)

Em seu segundo mandato como Diretor da Frente Parlamentar da Agropecuária, considerada a maior e uma das mais importantes do Congresso, o deputado federal Dr. Leonardo participou, nesta terça-feira (22), de reunião com representantes de entidades que compõem o Instituto Pensar Agro. O objetivo foi definir as diretrizes do Grupo de Trabalho sobre Alimentação e Saúde, cuja coordenação política ficará a cargo do parlamentar. Participaram ainda da reunião Marcelo Martins, da Associação Brasileira de Laticínios Viva Lácteos; Marcio Maciel, da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA); Giuseppe Lobo, da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), e Eduardo Leão, da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).


O grupo deverá tratar de temas ligados a qualidade da produção, nutrição e assuntos regulatórios. Durante a reunião foram apresentadas 10 prioridades para serem analisadas pelo GT ao longo do próximo ano, entre elas: atualização do Guia Alimentar do Ministério da Saúde; regulamentação do FNDE  para compra de merenda escolar; tramitação de aumento de tributação a grupos alimentares específicos; entre outras. Marcelo Martins, da Viva Lácteos, destacou a importância do grupo para o  fortalecimento da produção de alimentos. “Nossa produção é uma das mais reguladas do mundo, por isso exportamos para mais de 180 países”, afirmou.


Eduardo Leão, representante do setor sucroalcooleiro, avaliou que o grupo tem muito trabalho pela frente. "Temos bastante pauta para ser discutidas nas próximas reuniões”, destacou. Já Márcio Maciel, da ABIA, lembrou que "60% da produção brasileira passa pela indústria, tem algum nível de processamento. Por isso trabalhamos para deixar o agro cada vez mais forte”, afirmou Maciel.


O deputado Dr. Leonardo avaliou as pautas como extremamente relevantes, mas destacou que faltam estudos e pesquisa e também informação para a sociedade poder avaliar devidamente a questão da segurança dos alimentos.  “Como diretor da Frente Parlamentar da Agricultura e como médico, este são temas que me são muito caros e por isso é uma honra assumir essa coordenação. Sabemos da importância da boa alimentação para a saúde da nossa população e por isso queremos chamar esse assunto para pauta de discussão do Congresso”, afirmou Dr. Leonardo.


O parlamentar ressaltou ainda a importância de trazer à luz estudos e pesquisas que balizem a indicação ou não dos produtos processados pela indústria de alimentos. ”Alguns assuntos são bem polêmicos. Precisamos fazer bom uso da ciência, da tecnologia e de estudos técnicos. E estamos prontos para fazer essa agenda positiva para a agropecuária brasileira”, completou o parlamentar.


MATO GROSSO

Exportação de carne bovina em MT registra maior volume da história em 1 mês

Estado embarcou 83 mil toneladas e faturou mais de US$ 356 milhões no primeiro mês de 2026. O resultado representa aumento de 53,18% em comparação com janeiro do ano passado.


PRESO INJUSTAMENTE

Justiça inocenta jovem que respondia por furto no lugar do primo dele em Cáceres

Justiça decretou "nulidade absoluta" do processo após constatação de que primo usou dados da vítima indevidamente


BRASIL

Pesquisa diz que 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6x1

Apoiadores ressaltam que a medida deve ser sem redução de salário

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.