logo

Atualidades

Deputado promove a soltura de 40 mil alevinos em rio da região sudoeste de MT


Por Adrielle Piovezan

img
Preservar o meio ambiente e garantir vida aos rios são compromissos traçados
pelo líder Regional do PP-MT, deputado estadual Ezequiel Fonseca. Neste sábado (10) o parlamentar coordenou a soltura de 40 mil alevinos nas margens do Rio Sepotuba, na localidade Zé Pião em Lambari D’Oeste.
A iniciativa também realizada nos Rios Cabaçal e Jauru da região sudoeste de Mato Grosso visa a garantia e a valorização do meio ambiente. Na ocasião, ele destacou a importância de preservar as espécies nativas de peixes e promover o equilíbrio do ecossistema.
Para ele, a soltura de alevinos vai trazer vantagens tanto à pesca profissional quanto a amadora, contribuindo para melhorar as condições das populações ribeirinhas do município. “Essa é uma ação que visa recuperar a natureza que vem sendo degradada ao longo dos anos, mas sabemos que ainda há muito a se fazer”.
A vereadora professora Inês de Mirassol D’Oeste prestigiou a soltura dos alevinos e parabenizou o parlamentar pela ação voltada para o meio ambiente. Já o vereador Paulo enfatizou a importância do pesque e solte para garantir a vida nos rios. Lideranças regionais e população local também participaram do evento.
O rio Sepotuba é um importante afluente da Bacia do Alto rio Paraguai, sendo um dos seus principais tributários. Na língua dos índios Parecis, chama-se Kazazorezá, que significa “Cipozal”, devido à grande quantidade de cipós encontrados em suas matas ciliares.
O Sepotuba nasce no norte do estado do Mato Grosso, estando suas nascentes situadas nas escarpas da Chapada dos Parecis, que possui até 800 metros de altitude. Esta chapada é o divisor de águas entre a bacia Amazônica e a bacia do Paraguai.
Adrielle Piovezan

MATO GROSSO

Exportação de carne bovina em MT registra maior volume da história em 1 mês

Estado embarcou 83 mil toneladas e faturou mais de US$ 356 milhões no primeiro mês de 2026. O resultado representa aumento de 53,18% em comparação com janeiro do ano passado.


PRESO INJUSTAMENTE

Justiça inocenta jovem que respondia por furto no lugar do primo dele em Cáceres

Justiça decretou "nulidade absoluta" do processo após constatação de que primo usou dados da vítima indevidamente


BRASIL

Pesquisa diz que 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6x1

Apoiadores ressaltam que a medida deve ser sem redução de salário

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.