logo

Atualidades

Deputado propõe programa de apoio à mulher grávida para evitar aborto


Por Eduarda Fernandes-RDNews

O deputado estadual Leonardo Albuquerque (PDT) apresentou um Projeto de Lei para instituir o Programa Estadual de Prevenção ao Aborto e Abandono de Incapaz. O objetivo da propositura é apoiar mulheres grávidas com dificuldades econômicas e sociais, por meio do acolhimento em Casas de Apoio à Vida, que contarão com os serviços de assistentes sociais, psicólogos e médicos.

Segundo o parlamentar, o projeto é necessário, pois a falta de políticas públicas implica no risco à vida de mulheres e crianças. Isso porque esses casos costumam envolver clínicas clandestinas, que não oferecem segurança, nem higiene e comprometem tanto a vida do bebê, quanto da mãe. Comenta ainda os casos que o abandono da criança após o parto também são recorrentes.

No projeto, deputado defende que mulheres tenham suporte com assistência social, psicológica e pré-natal, inclusive laboratorial, de forma gratuita por ocasião da gestação, do parto e período puerpério, que se dá após o parto.

O PL prevê ainda a inclusão dessas mães em programas de assistência, além de criar uma rede de atendimento à saúde da mulher por meio de convênio com o governo federal e municipal. “Infelizmente, é uma realidade em nosso país. Os índices dessa prática criminosa estão aumentando por falta de medidas de proteção e acolhimento", destaca o deputado. (Com Assessoria)


MATO GROSSO

Exportação de carne bovina em MT registra maior volume da história em 1 mês

Estado embarcou 83 mil toneladas e faturou mais de US$ 356 milhões no primeiro mês de 2026. O resultado representa aumento de 53,18% em comparação com janeiro do ano passado.


PRESO INJUSTAMENTE

Justiça inocenta jovem que respondia por furto no lugar do primo dele em Cáceres

Justiça decretou "nulidade absoluta" do processo após constatação de que primo usou dados da vítima indevidamente


BRASIL

Pesquisa diz que 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6x1

Apoiadores ressaltam que a medida deve ser sem redução de salário

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.