logo

MATO GROSSO

Detran flexibiliza regras e prova prática de direção poderá ser realizada com carros automáticos; veja as mudanças

Nova regulamentação começa a valer já no próximo mês.


Por Redação

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Detran-MT)

As novas regras da prova prática de direção passaram a valer a partir do dia 10 de fevereiro em Mato Grosso. Entre as principais mudanças anunciadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) estão a liberação do uso de veículos com câmbio automático e a retirada da baliza e da rampa como critérios eliminatórios durante o exame.

 

Segundo o Detran-MT, a flexibilização das etapas atende às diretrizes estabelecidas pela legislação nacional atualmente em vigor. Em nota, o órgão destacou que as alterações seguem rigorosamente os parâmetros definidos em âmbito federal, com o objetivo de garantir a segurança viária e a padronização dos procedimentos adotados no processo de habilitação.

 

Mudanças no processo de renovação e obtenção da CNH

As alterações fazem parte de um contexto mais amplo de reformulação das regras para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em dezembro de 2025, o Detran-MT ingressou com ação na Justiça Federal solicitando a suspensão das normas que simplificam o processo de habilitação no estado. Na ocasião, a decisão favorável foi concedida pelo juiz Cesar Augusto Bearsi, da 3ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária de Mato Grosso.

 

No entanto, cerca de um mês depois, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), desembargador João Batista Moreira, derrubou a liminar e manteve a validade das regras editadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em todo o país.

 

Além disso, outra mudança recente, assinada no início deste mês pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, autoriza a renovação automática da CNH para motoristas classificados como “bons condutores”. Com a medida, o governo federal passou a emitir, de forma gratuita, a renovação automática da habilitação para condutores enquadrados nesse perfil.


AÇÃO DA OI

Mauro chama Taques de mentiroso e diz que ação tem motivação eleitoral

Ex-governador Pedro Taques apresentou uma Ação Popular que, se acolhida pela Justiça, pode levar os envolvidos a ressarcirem os cofres públicos, incluindo Mauro Mendes.


SERVIÇOS PÚBLICOS

Posto de Identificação de Indiavaí passa a atender em novo endereço

O serviço será ofertado todas as quartas-feiras, no período vespertino, com início dos atendimentos a partir das 13h.


OPERAÇÃO EXTORTOR

Casal incendeia portão, faz ameaças e exige R$ 25 mil de moradora em Lambari d’Oeste

Polícia cumpre mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão domiciliar contra os suspeitos pelo crime de extorsão.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.