O número de divórcios em cartórios de Mato Grosso caiu 1,9% em comparação com o ano passado. Segundo dados da Associação dos Notários e Registradores (Anoreg), o fim do isolamento social e o retorno à rotina de trabalho e estudo podem ser alguns fatores que influenciaram a queda.
Em números absolutos foram 1.316 divórcios entre janeiro e novembro deste ano. No ano passado, foram 1.341. De acordo com a Anoreg, os meses com maiores quedas foram janeiro, março e novembro.
A Anoreg explica que os divórcios vinham crescendo ano a ano, mas registraram uma explosão durante a pandemia da Covid-19 por causa do isolamento social e a opção de realizar os atos notariais através da internet.
No entanto, após o retorna da rotina, os números voltaram a cair, segundo a associação.
Divórcio online
Desde junho de 2020, uma plataforma foi regulamentada nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que permite a realização de atos notariais por meio eletrônico, entre eles todos os tipos de escrituras, procurações, testamentos e atas.
>>> Clique aqui e leia: Prefeito propõe extinção de cargos e poderá contratar por terceirizada; MP solicita realização de Concurso
Para realizar o divórcio em cartório, o casal deve estar em comum acordo com a decisão e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes. O processo pode ser realizado de forma online, por meio da plataforma. Após o certificado digital emitido, de forma gratuita, o casal poderá declarar e expressar sua vontade em uma videoconferência conduzida pelo tabelião.
Na videoconferência com o tabelião, é realizada a escritura, que é assinada digitalmente com certificado digital.
Clique aqui e fique sempre informado com as principais notícias da região.
O investigado foi preso em cumprimento de mandado de prisão preventiva pelo crime de estupro de vulnerável.
A Lei assegura tarifa reduzida aos usuários dos serviços com renda per capita de até meio-salário-mínimo, inscrito no CadÚnico.
Suspeitos foram alvos de uma operação da Polícia Civil, nesta quinta-feira (21).
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.