logo

Estadual

Dono da JBS deve revelar esquema de propina em Mato Grosso


Por Folhamax

img
O empresário Joesley Batista, dono da controladora da JBS, já sinalizou que pode fazer acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal. De acordo com a coluna Radar, da Revista Veja, Joesley estaria, inclusive, disposto a revelar fraudes na concessão dos incentivos concedidos a “gigante da carne” em todo país, incluindo Mato Grosso.

Os incentivos à JBS no Estado são alvos de ação judicial. Em 2014, o juiz Luís Aparecido Bortolussi Junior determinou o bloqueio dos bens do ex-governador Silval Barbosa, dos ex-secretários Marcel de Cursi, Edmilson José dos Santos e Pedro Nadaf, além do diretor da empresa, Valdir Boni.

A suspeita é de que a JBS pagou propina para receber incentivos fiscais. O prejuízo estimado ao Estado é de R$ 73,5 milhões.

Segundo o colunista Gabriel Mascarenhas, investigações da Polícia Federal tem “fechado o cerco” à empresa. Diante disso, Joesley estaria disposto a colaborar para que seu irmão, Wesley Batista, presidente da JBS, não seja incriminado.

“Caso consiga o que pretende, o executivo poderá detalhar o que Lucio Funaro disse, informalmente, a investigadores. Segundo ele, a JBS lucra muito com fraudes no ICMS. O esquema consiste no pagamento de propina a governadores que oferecem uma redução na alíquota do imposto. Rio e Mato Grosso seriam exemplos”, diz a nota da coluna Radar.

EDUCAÇÃO SUPERIOR

Mato Grosso teve 7,7 mil aprovados no Sisu 2026

Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido


BLACK FRIDAY E NATAL

Transações nas máquinas de cartões do Sicredi registram recorde

Transações somadas nessas duas datas ultrapassaram R$ 15 bilhões, com crescimento em todas as modalidades de pagamento


ELEIÇÕES 2026

Advogada cacerense é lançada como pré-candidata a deputada federal pelo Novo

O Partido Novo definiu, em reunião realizada nesta quarta-feira (04), que a advogada cacerense Débora Pacheco será a representante da sigla em Cáceres nas eleições de 2026 como pré-candidata a deputada federal. A decisão redireciona o projeto inicial, que previa uma disputa por vaga na Assembleia Legislativa, e passa a concentrar esforços na busca de votos em toda a região...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.