A vereadora Lindocréia dos Santos Camargo — Cléo Camargo (Solidariedade), ao usar a palavra durante Audiência Pública, de Prestação de Contas do 1º, 2º e 3º Quadrimestre de 2022, questionou a falta de informações sobre os serviços prestados através do hospital local à prefeitura de Araputanga (a 338 km de Cuiabá).
“Ficou demonstrado que eles [hospital] não fazem a manutenção do sistema e por isso os dados não batem com a realidade. Como são registrados esses atendimentos? São por consultas? Como são repassados para a Secretaria Municipal de Saúde?”, questionou Cléo Camargo.
A unidade hospitalar recebe da Prefeitura Municipal de Araputanga mais de R$ 3,5 milhões por ano. Conforme o secretário de saúde Hudson Cunha, as informações sobre os serviços prestados são feitas por relatório simplificado. “Traz o nome do paciente, qual foi o atendimento e a forma do atendimento”, afirmou o secretário ao apontar a necessidade de implantação e manutenção do sistema pelo hospital.
“Houve questionamentos sobre os gastos com o hospital e eu sei, é uma questão minha também de muitos anos, o que nós pagamos poderíamos ter um serviço melhor prestado à população. [...] Se joga realmente muito dinheiro pelo ralo”, afirmou o vice-prefeito Marco Aurélio Barros — Markinhos da Saúde (PSD).
A audiência pública de Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi realizada em cumprimento à Lei Complementar n.º 141, de 13 de janeiro de 2012, que diz que o gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) elabore relatório detalhado, esclarecendo a população sobre as ações realizadas.
Durante a Audiência Pública, foi apresentado o relatório sobre as finanças, números de atendimentos e ações de saúde realizadas no 1º, 2º e 3º quadrimestre de 2022. Questionado, o secretário se comprometeu em realizar a prestação de contas quadrimestralmente, conforme determina a Lei.
Além do prefeito, vice-prefeito e servidores públicos, participaram da Audiência Pública a vereadora Cléo Camargo e os vereadores Ulisses Ferreira (PDT), Gilmar de Souza Silva — Gilmar do Tota (PDT) e Antônio Carlos Pereira da Cruz — Toninho Cabeleireiro (Republicanos).
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Popular Online e receba notícias em tempo real.
*Matéria atualizada às 09h39min.
Cinco pessoas de Mato Grosso foram alvos da megaoperação nacional que mira um esquema bilionário no setor de combustíveis comandado por integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), nesta quinta-feira (28). Entre os alvos estão: duas pessoas de Rondonópolis, uma de Primavera do Leste, uma de Feliz Natal e uma em Diamantino. A operação cumpre mandados de busca, apreensão...
Texto segue agora para sanção presidencial
A Universidade Federal de Mato Grosso possui 55 anos de história e, ao longo desse tempo, tem realizado importantes contribuições para Mato Grosso e para o Brasil. A instituição foi responsável por formar importantes lideranças políticas, sociais e empresariais. Além disso, as pesquisas desenvolvidas fomentaram o desenvolvimento de todas as áreas do estado. Foram inúmeros projetos, publicações e consultorias desenvolvidas...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.