logo

Atualidades

Em defesa do Assentamento Irmã Dorothy, deputado recorre à juíza


Por Adrielle Piovezan

img
Atendendo a uma reivindicação do deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP), a juíza titular da Vara Especializada de Direito Agrário, Adriana Sant'Anna Coningham vistoriou na manhã de quarta-feira (26), a área do assentamento Irmã Doroty, na comunidade Sítio Paraíso, no município de São José dos Quatro Marcos.
 
As 52 famílias de trabalhadores da agricultura familiar assentadas aguardam o título definitivo da área desde o ano de 2005, no entanto, a reunião de conciliação entre os assentados e proprietários aconteceu somente na manhã de hoje (27), após inúmeras reuniões com os representantes da Superintendência Regional de Mato Grosso (Incra) e Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat).
 
Defensor da agricultura familiar, o deputado destacou a importância em promover a melhor distribuição da terra às famílias a fim de garantir justiça social, desenvolvimento rural sustentável e aumento de produção. Durante reunião, o presidente do Assentamento, Lucivaldo Jardim dos Santos (Badú), agradeceu o apoio e luta do deputado.
 
Em audiência, a juíza apresentou duas propostas, a primeira seria encaminhar para o INCRA a compra da área de 1,2 hectares e segunda, através do crédito fundiário. A proprietária da fazenda escolheu a primeira opção a fim de solucionar o impasse.
 
Atualmente, o meio de subsistência das famílias é por meio da produção de leite, banana, milho, mandioca, entre outros mantimentos. A fazenda distribuída em lotes fica distante há 42 quilômetros do município.
 
Adrielle Piovezan

ECONOMIA

Isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil começa a valer em janeiro de 2026

Segundo o governo federal, a medida deve beneficiar cerca de 25 milhões de brasileiros.


OUVIDORIA ITINERANTE

AGERR Pantanal promove ação “Ouvir de perto para agir melhor” em municípios do Oeste de MT

Iniciativa aproxima a Agência da população e reforça o compromisso com a transparência nos serviços de saneamento.


POLÍTICA

Deputados aprovam proposta que dificulta aborto em crianças e adolescentes

A medida anula a Resolução nº 258/2024 do Conanda, que definia diretrizes para o atendimento humanizado de meninas vítimas de estupro no sistema público de saúde.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.