O prefeito de São José dos Quatro Marcos (a 315 km de Cuiabá), Jamis Silva Bolandin (União Brasil), suspendeu o pagamento da remuneração da sua esposa, Elisangela Antônia Lopes, ocupante do cargo de Secretária Municipal de Assistência Social.
Conforme procedimento administrativo do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) e informações da Unidade de Controle Interno (UCI), Elisangela Lopes recebeu no período de fevereiro de 2021 a maio de 2023 o valor de R$ 359.885,10 (trezentos e cinquenta e nove mil, oitocentos e oitenta e cinco reais e dez centavos), ocupando cargos de Secretária de Assistência Social e técnica judiciária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
— Matéria relacionada: Esposa do prefeito de Quatro Marcos terá que devolver dinheiro público recebido ilegalmente
A primeira-dama acumulou dois salários de forma ilegal para desempenhar uma única função. Mediante a constatação da prática ilegal, que resultou em prejuízo aos cofres públicos, e o interesse da esposa do prefeito de devolver os valores recebidos, o Ministério Público determinou a elaboração do cálculo de atualização do valor a ser ressarcido a título de danos ao erário, devendo levar em consideração a diferença entre o salário de técnica e de Secretária de Assistente Social, juros e correção monetária.
O pagamento da remuneração da esposa do prefeito como servidora da prefeitura foi suspenso por meio da Portaria n.º 414/2023, publicada na edição desta terça-feira, 17 de outubro, no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso. A secretária permanecerá no cargo, sem ônus para o município.
FALE COM O POPULAR ONLINE
Para falar com a redação do Popular Online, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.
Essa iniciativa reforça a importância da união entre instituições públicas e organizações sociais.
Pressa e desatenção podem resultar em operações errados e na hora de pagar é preciso ter cuidado, independentemente do meio de pagamento.
A medida foi publicada na última quarta-feira 18/12.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.